Fim do analógico nos condomínios Chegada do sinal digital está cada vez mais próxima e os residenciais precisam estar preparados

Débora Eloy
Especial para o Diario
debora.eloy@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/07/2017 03:00

Amplamente divulgado, o sistema analógico de televisão caminha para o seu fim. No dia 26 de julho ele deixará de funcionar no Recife e Região Metropolitana. Para dar espaço ao sinal digital nas residências, é preciso investir na instalação de antenas capazes de receber a novidade.

Fazer esse procedimento em condomínios com diversos apartamentos requer mais trabalho e atenção. A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal digital de TV no Brasil, está orientando síndicos e administradores de residenciais sobre o processo de desligamento do sinal analógico.

A primeira coisa a ser feita é verificar a antena coletiva. Para captar o novo sinal, a antena precisa, necessariamente, ser digital (UHF/VHF) e estar apontada para a torre de transmissão. Contratar uma empresa especializada também deve contar na lista do que fazer para ter a certeza de que a distribuição do sinal pelo condomínio é adequada para a tecnologia do sinal.

A síndica do Edifício Maria Inês, Telma Torres, não perdeu tempo. “Logo no começo, quando começou a se falar em digitalização da televisão, resolvi mudar a antena do prédio”, comenta. Ela ainda fala sobre as dúvidas que surgiram durante o processo. “Alguns moradores pensavam que também precisavam instalar o equipamento. Mas expliquei que já havia intalado o necessário justamente para evitar o montante de antenas no edifício”, conclui.

Receptor
Dessa forma, os moradores do Edifício Maria Inês só precisam se preocupar em saber se a televisão já está pronta para receber o sinal digital. “Algumas pessoas não possuem a TV mais moderna, para isso vão precisar comprar o adaptador”, aponta Telma.

Dentro de casa, a recomendação é preparar a TV. “Televisores de tubo ou de tela plana fabricados até 2010 só recebem o sinal analógico e, por isso, precisam de um conversor de sinal, que pode ser adquirido em lojas de eletrônicos”, explica a gerente reginal da Seja Digital em Recife, Neilza Buarque.

Após todo esse trabalho realizado, quem tiver a televisão pronta para assistir a canais com sinal digital pode, mesmo assim, estar vendo emissoras ainda com sinal analógico. Para evitar esse processo é importante realizar a busca dos canais, já que os digitais não aparecem automaticamente.