Por que contratar um seguro imobiliário? Para evitar prejuízos, existem apólices que garantem cobertura de vários itens do seu lar

Publicação: 15/03/2018 09:00

Contratempos acontecem, mas muitas vezes podem ser rapidamente contornados, ou até mesmo evitados. Se você é do tipo que prefere se prevenir ao invés de remediar, os seguros imobiliários oferecem benefícios que podem lhe garantir mais sossego com o seu lar: com eles você fica protegido em casos de possíveis prejuízos causados por incêndios, explosões, danos elétricos, danos causados por impactos, raios, vendavais, entre outros serviços. Normalmente, os seguros ainda oferecem reparos emergenciais 24 horas por dia, sete dias por semana.

A gerente financeira Karla Racine contratou um serviço de seguro por experiências de terceiros, que ela não deseja nunca passar. “Procurei esse serviço depois de um incêndio que vi em um jornal. Comecei a pensar em uma chapinha esquecida na tomada ou um fogo deixado aceso e comecei a ficar paranoica com isso, então, procurei um corretor que fez a apólice”, explica. O seguro que a gerente recorreu dá assistência em várias áreas, além da cobertura de possíveis acidentes. “Nunca usei, para ser sincera. Nem mesmo chaveiro, hidráulica, nada. Fiz só para ficar tranquila. Pelo menos até agora”, conta.

Além de coberturas mais comuns, como problemas de causas naturais, raios, vendavais ou chuvas e acidentes, como incêndio, existem seguros que também cobrem subtração de bens. Então, fique atento às condições do seguro que você vai contratar, pois é possível que ele também cubra furtos de móveis, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, roupas, malas e até artigos esportivos.

Apesar de toda assistência, é importante que você também cuide do seu lar para evitar possíveis incidentes. Exemplo disso é sempre trancar a casa quando for sair, mesmo que seja breve o período em que estará ausente do imóvel. Certifique-se de que as janelas também estão fechadas. Além de evitar roubos e furtos, a prática também pode minimizar alguns danos causados por chuvas repentinas.

Ao regressar, é importante verificar se não há cheiro de gás de cozinha antes de tentar acender o fogão. Isso pode evitar uma grande explosão.

Sempre que terminar de usar algum equipamento, é necessário desplugá-lo da tomada. Essa atitude pode evitar possível sobrecarga elétrica, curtos-circuito, queima dos mesmos por quedas de raios e até incêndios.