Venda de imóveis por consórcio cresce 35% A cada dez moradias vendidas no Brasil, três são através do tipo de negócio. Dados são da ABAC

Publicação: 22/03/2018 09:00

Os dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC) mostram que o número da venda de imóveis por cotas de consórcio cresceu 35% em 2017. Ainda segundo informações da ABAC, hoje, a cada dez domicílios comercializados no Brasil, três são através de consórcios. As parcelas mais baixas e muitas vezes sem juros chamam a atenção de quem deseja realizar o sonho de ter o seu próprio lar.

A Realiza, empresa com 25 anos de atuação no mercado de consórcios, acredita que esse aumento pode reaquecer o mercado imobiliário. Segundo o gerente geral comercial da empresa César Augusto, a injeção de recursos do sistema de consórcio tende a contribuir para o reaquecimento do setor imobiliário. “Quando existe uma retração dos números dos financiamentos tradicionais, o consórcio acaba se destacando, por ser uma alternativa barata e segura para a aquisição de um imóvel, por exemplo”, comenta.

O estudante Bruno Felix, 28 anos, tem sentido a necessidade de ter o seu próprio lar e viver novas experiências. “Sinto que já passou da hora de sair da casa dos meus pais. E também tenho o sonho de casar”, explica. Apesar ter muita vontade, o orçamento do estudante é mais limitado, então, ele optou pelo consórcio. “As parcelas cabem bem em nosso orçamento, o meu e o da minha namorada, e mesmo que a gente seja contemplado, continuaremos pagando a mesma mensalidade”, conta.

No ano passado, a companhia teve um crescimento de 6,32% nas vendas de cotas de imóveis e registrou um aumento de 64,52% nas contemplações dos grupos de imóveis em relação a 2016. A tendência é que a modalidade de consórcio imobiliário se mantenha aquecida em 2018, conforme analisa César Augusto. “O financiamento imobiliário ainda continua apresentando altas taxas de juros e os bancos continuam retendo os créditos, e, nesse cenário, o consórcio se destaca de maneira duradoura e positiva no planejamento financeiro e de aquisição de bens do público, que não apresenta resistência com o segmento”, completa. Hoje, são 830 mil cotistas de imóveis em todo o Brasil de acordo com dados da ABAC. Número que deve aumentar neste ano.

Para quem está em busca do seu novo lar, é bom ficar atento ao porcentual de contemplação e inadimplência das empresas. Além destas questões, é importante ficar de olho no momento em que for comparar taxas de administração, pois é comum encontrar diferenças consideráveis entre bancos e administradoras de consórcios.