De cliente a proprietária da própria esmalteria

Publicação: 18/03/2017 03:00

No Pina, esmalteria também oferece até serviço de bar para que atendimento seja mais agradável (João Vitor Alves/Divulgação)
No Pina, esmalteria também oferece até serviço de bar para que atendimento seja mais agradável

Em um segmento que atrai tanto as mulheres, há casos de quem era cliente de uma esmalteria, encantou-se pela ideia e resolveu abrir a própria loja. Foi o caso de Mirelly Saraiva, 28, proprietária da Oh Linda Esmalteria, que abriu em 2014. Ela terminou a faculdade de geologia e passou cerca de quatro meses estudando para concursos públicos, mas não foi aprovada em nenhum que desejava. Sempre gostou muito da área de beleza. Ir ao salão em todos finais de semana para fazer a unha era parte de sua rotina.

“Tinha uma esmalteria perto da minha casa e virei cliente de lá. Mas algumas coisas não me agradavam, daí surgiu a ideia”, explica. Ela conta que passou três meses amadurecendo o projeto e se especializando. Tem cinco funcionárias e o marido a ajuda na parte administrativa. A Oh Linda Esmalteria, além dos serviços de unhas (que variam entre R$ 38 e R$ 130), faz também depilação e sobrancelhas, em áreas separadas.

A empresa de Mirelly segue o conceito de “esmalteria-bar”, pois tem um cardápio com oito drinques, que têm variação de preço entre R$ 10 e R$ 12, além de outros tipos de bebidas. A quantidade de esmaltes segue o padrão de variedade, com cerca de 700 opções. De acordo com Mirelly, o crescimento anual da empresa é entre 5% e 10%. Para 2017, as expectativas estão melhores: 10% a 15%. Ela tem desejo de investir em franquias, mas ainda não é algo que está sendo planejado.

Quem resolveu investir em uma franquia logo de cara foi Priscila Tenório, dona da unidade do Espinheiro da Esmalteria Turquesa e sócia da loja do Pina. A primeira foi inaugurada em outubro de 2015. A segunda veio sete meses depois. “Escolhi uma franquia por diversos fatores, mas o principal foi pela comodidade e segurança que ela me passava. Como o ramo da beleza era novo para mim, preferi entrar com algo que já estava pronto, para não errar”, explica Priscila. Na unidade do Pina, que é maior, o investimento foi de cerca de R$ 300 mil.

Os serviços mais básicos, manicure e pedicure, saem por R$ 50, com esmaltes nacionais. Com esmaltes  superluxo, R$ 58. O mais caro, alongamento em gel, sai por R$ 190. A Esmalteria Turquesa também oferece serviço de bar. Para Priscila, o mercado de esmalterias está sempre melhorando. Até o fim deste ano, pretende abrir unidade em João Pessoa.

Nazaré Rocha, 56, advogada e comerciante, é cliente de uma esmalteria e conta o motivo disso. Ela tinha uma manicure para fazer as suas unhas em casa. Até que ela não pôde mais atendê-la. Nazaré foi conhecer uma esmalteria que fica perto de sua casa.“Cheguei lá e foi uma grata surpresa. Além de o preço não ser um absurdo, era cheio de pequenos agrados, como água aromatizada, cadeira confortável, cheiro apenas de esmaltes e música ambiente”, comenta. Ela vai a cada 15 dias e gasta em média R$ 45. Tudo para o seu bem-estar.

 (João Vitor Alves/Divulgação)
“Escolhi uma franquia por diversos fatores,  principalmente pela comodidade e segurança. Como o ramo da beleza era novo para mim, preferi entrar com algo que já estava pronto”

Priscila Tenório, dona da unidade do Espinheiro da Esmalteria Turquesa