Ninguém escapará da lei

Publicação: 14/10/2017 03:00

A Polícia de Dubai, que já utiliza robôs para orientar os turistas, apresentou várias inovações, entre Batman e Robocop. Huda Husein, uma oficial da Polícia, faz uma demonstração em volta de uma moto de fabricação japonesa que se parece com o veículo do filme Batman.

“A moto está equipada com oito câmeras que detectam todo tipo de infrações ao código de trânsito. É dirigida por um agente, mas trabalhamos para que seja autônoma e para pô-la em serviço em 2020”, explicou a oficial.

Outro artefato futurista foi apresentado no Gitex. Parece uma moto sem motor, equipada com rotores que lhe permitem voar. O equipamento, de fabricação russa, pode voar a uma altura de cinco metros durante 25 minutos. Ainda está sendo testado e a polícia não definiu sua utilização futura. Poderia servir para chegar a lugares de difícil acesso, como os engarrafamentos nas estradas.

Outra inovação, proposta no salão no setor do transporte aéreo, é um controle de segurança e alfândega no aeroporto em apenas 15 segundos.

Bastará passar em um túnel biométrico para que os controles sejam realizados, enquanto o processo de check-in para embarcar será feito no táxi elétrico que leva o passageiro ao aeroporto.

A torre mais alta do mundo
O aeroporto de Dubai é um dos três mais movimentados do mundo, com 83,6 milhões de passageiros em 2016. A cidade, onde se encontra a torre mais alta do mundo - Burj Kalifa (828 metros) -, é um dos principais destinos turísticos do Golfo, com 15 milhões de visitantes por ano. Esta urbe ultramoderna de 2,5 milhões de habitantes, em sua maioria estrangeiros, é um grande centro de negócios do Oriente Médio.