As surpresas e encantos de Aracaju Com tantas opções de lazer, quem visita a capital sergipana fica com o desejo de querer voltar para curtir mais as suas paisagens e culinária

texto e fotos: Claudia Eloi
claudia.eloi@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 04/11/2017 03:00

O menor estado do Brasil, com uma área de 21.910 km2, Sergipe revela aos visitantes surpresas maravilhosas. A capital Aracaju não deixa a desejar em relação aos encantos naturais, como a paradisíaca Croa do Goré, uma pequena ilha de areia branca, no Rio Vaza-Barris, que só é possível desfrutar quando a maré está baixa. Aracaju também cumpre os requisitos da boa gastronomia, excelente hospedagens, opções de lazer e potencial histórico, como o Museu da Gente Sergipana, que é interativo.

Nosso passeio começa pela simpática orla de Atalaia. Lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer o Oceanário do Projeto Tamar, ver diversas espécies marinhas e ficar pertinho dos tubarões e das tartarugas. Outra parada obrigatória é a Passarela do Caranguejo, onde uma réplica do animal gigante foi construída como ponto turístico da cidade.

É ideal para tirar fotos com o crustáceo gigante, dar uma esticada até os bares que ficam na orla e saborear as iguarias. Tem caranguejo de todo jeito. Ensopado, grelhado, gratinado, mas o mais tradicional é o que vem com um martelinho e uma tábua para você quebrar. Não há estresse que resista a esse tipo de terapia.

Como o próprio nome já diz, o caranguejo é o carro-chefe de Aracaju. Mas os restaurantes também oferecem outras boas opções para saborear crustáceos e frutos do mar, a exemplo do peixe ao molho de camarão, no Restaurante Pitu com Pirão da Eliane. O local ganhou destaque do Guia Quadro Rodas com o título médio luxo entre os cinco melhores de Aracaju. Quem come lá não se arrepende.

É impossível visitar Aracaju sem fazer uma parada para conhecer o artesanato local e comprar lembranças da cidade. Em Atalaia há duas opções. Uma delas é a Passarela do Artesão, que fica atrás da pista de skate. Trata-se de uma simpática feirinha com barraquinhas que vendem os mais variados artesanatos. Os vendedores são atenciosos. A mais freqüentada, no entanto, é Feira do Turista. Por estar mais visível e próxima ao Hotel da Orla, os turistas localizam facilmente o centro de compras.

Além de contar com um atraente calçadão, a capital sergipana oferece ao visitante a oportunidade de passear pelos três lagos espalhados pela orla. É ideal para fazer uma tranquila caminhada, ficar à sombra dos coqueiros, esquecer do tempo sentado em bancos de madeira ou simplesmente contemplar um maravilhoso pôr-do-sol. Há ainda espaços voltados para diversão da garotada com equipamentos infantis e lanchonetes com comidas típicas da região.

Outro ponto turístico que merece um pit stop são os arcos da cidade. Eles foram construídos em concreto e revestidos com pastilhas azuis e têm mais de 10 metros de altura. Atualmente são quatro, cada um representando uma fase de construção da orla de Atalaia. O cenário é perfeito para fotografias, pois logo na frente há uma instalação com o nome da cidade em tons coloridos.

O artesanato ganha vida na tecnologia
Um imponente prédio na Avenida Ivo do Prado, no Centro de Aracaju, abriga desde 2011 o Museu da Gente Sergipana. Gratuito, ele é totalmente interativo, com “viagem” de barco e cabine com repentistas.

Interação com a vida marinha no oceanário
Imagine passar a mão na cabeça de um tubarão lixa e ainda registrar a cena. No oceanário do Projeto Tamar isso é possível, com a orientação de um monitor, é claro. Espaço abriga diversas espécies marinhas,

Esporte e lazer no rio Vaza-barris
Stand up paddle, esporte que usa remo e prancha para se locomover, pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, segundo os instrutores. Água rasa é boa e segura para as crianças