Justo, justíssimo A3 Sedan é bom, justo e muito mais barato comparado aos concorrentes BMW e Mercedes. Detalhe: vai ser feito no Brasil no próximo ano

Jorge Moraes
Enviado especial*
jorgemoraes.pe@dabr.com.br

Publicação: 30/01/2014 03:00

 (WAGNER MALAGRINE/DIVULGACAO)
São Paulo - Estilo europeu, arquitetura musculosa, sexy e elegante. Os quatro pilares são a base visual do novo A3 Sedan. O carro é a versão esportiva mais equilibrada entre os pares do mesmo naipe. Leia-se com todo respeito: Mercedes CLA e BMW 320. O acerto da Audi é quase completo. O motor dispensa comentários: 1.8 turbo TFSI de 180 cavalos de potência com câmbio de sete velocidades Tiptronic e dupla embreagem. O preço? R$ 116,4 mil. Opcional é a central multimídia com DVD e GPS por absurdos R$ 9,9 mil. Fora isso, dispense o acessório e curta a máquina.

O A3 é aspiracional e vai tirar parte do público dos sedãs nacionais topos da gama, os completíssimos. Além da beleza, o que conta no esporte sedã? A vontade de dirigir, a perfeição do acabamento de bordo e o modo como o veículo se adapta ao estilo de dirigir do condutor. Vai acelerar ou entrar mais travado nas curvas, a marcha (câmbio) trata do assunto e auxilia o condutor. A suspensão é um banho de aula e, nesse ponto, o A3 é insuperável. Se gosta de mecânica, prepare o coração. O sistema automaticamente muda o carro de acordo com o piso e demanda do dono do volante. O carro tem freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e ainda sete airbags, sendo um no joelho. Ele é justo. Diria, justíssimo.

 (WAGNER MALAGRINE/DIVULGACAO)

Quatro portas
O espaço é razoável para os passageiros do banco traseiro e agrada mesmo um porta-malas decente de 425 litros. São 4.456 milímetros de comprimento, distância entre-eixos de 2.637 mm, 1.796 mm de largura e 1.416 mm de altura. O som de oito falantes tem 180 watts de potência e a qualidade é indiscutível para o uso doméstico.

A rodagem no uso cidade/estrada apresenta um Audi menos duro, mais suave sem perder a precisão nas curvas e desvios. Os pneus aro 17 polegadas também foram pensados para oferecer um desenho que harmonize com o veículo. A direção cheia de comandos, os tradicionais de um volante multifuncional, é eletromecânica. O baixo nível de ruído na cabine é observado mesmo em alta rotação do motor. O teto solar é de série.

Modelo vem com motor 1.8 turbo de 180 cavalos e câmbio de sete velocidades Tiptronic e dupla embreagem (WAGNER MALAGRINE/DIVULGACAO)
Modelo vem com motor 1.8 turbo de 180 cavalos e câmbio de sete velocidades Tiptronic e dupla embreagem

A construção da carroceria tem bons percentuais de alumínio, destaque para o subchassi dianteiro. O Audi é leve e pesa 1.295 kg. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,3 s e a máxima pode chegar aos 235 km/h. O motor 1.8 TFSI, escondido embaixo do capô de alumínio tem torque máximo, 250 Nm que permanece constante entre 1.250 e 5.000 rpm. A potência chega a 180 cv. O melhor da força é o poder de retomada principalmente na estrada. Você ultrapassa com segurança. O consumo combinado (cidade e estrada), segundo a Audi é de 17,8 km/l e a emissão de CO2, 129 g/km.

E o visual?
A dianteira do A3 Sedan é marca registrada da Audi, onde os faróis em LED contínuos ficaram mais importantes que as argolas do bocão frontal. A lateral copia os moldes de um coupé e as lanternas traseiras... uau! São as mais bonitas do mercado. O escapamento é de dupla saída.

Internamente, um painel que mistura o clássico dos relógios do quadro de instrumentos com a simplicidade da peça. Console central, além da alavanca da marcha, estabelece os comandos da tela que pode ser recolhida com leve toque no botão que fica ao lado do alerta. Bancos são em couro.