Qual é a bike ideal para você?
Perfil do ciclista é fundamental na hora de
comprar uma bicicleta. Calculadora do portal
BikePe serve como referência na escolha
CARINE CARVALHO
ESPECIAL PARA O DIARIO
carinebarros.pe@dabr.com.br
Publicação: 26/01/2014 03:00
![]() | |
João e Silvana começaram a pedalar por questões de saúde , mas atividade mudou a vida do casal |
A onda do pedalar pegou no Recife. A multiplicação de grupos de ciclistas e o aumento nas vendas de bicicletas são indicativos de que pilotar uma bike definitivamente é tendência. Mas, ao contrário do que todo mundo pensa, não é só pegar a magrela e sair pedalando, gente! Antes, alguns cuidados devem ser tomados para que essa iniciativa saudável não cause um efeito contrário. É muito importante saber qual o estilo, tamanho e geometria da bike são ideais para você.
Silvana e João Gonçalves formam um casal modelo na comunidade duas rodas. Eles começaram a pedalar por uma causa nobre: João estava doente e precisava se exercitar periodicamente, mas não curtia ir à academia. “Tínhamos colesterol alto, dores, falta de disposição e de ânimo. Ficávamos o tempo todo na TV”, analisa Silvana. Mas em um dia das mães, ela tomou uma decisão que iria mudar completamente o estilo de vida deles: “Pedi uma bike de presente ao meu marido. Uma não, duas”, continua. Muito mais que saúde, a bicicleta trouxe para a vida deles novas perspectivas. “A bike foi uma descoberta. Nunca imaginei que essa atividade pudesse me trazer tanta alegria. Pedalar mudou minha maneira de ver a vida”, afirma João.
Segundo o diretor do grupo Ciclo Adventure, Alcides Santos Neto, para conseguir o modelo perfeito, o ideal é procurar a orientação de um profissional de Bike Fit, uma espécie de personal trainer de bicicletas. Mas quem busca uma noção aproximada deve estar atento a três questões básicas: condicionamento físico, perfil de ciclismo e geometria da bike. O portal BikePe do Pernambuco.com tem uma calculadora que ajuda o ciclista a definir as medidas exatas (Acesse o QR Code ao lado). O resultado deverá ser usado apenas como referência.
<strong>observe</strong>
<strong>Como você pedala?</strong>
O importante é definir o que se pretende fazer de bike. Para cada uso, geralmente há um tipo mais adequado. Observe o seu perfil. Se deseja pedalar por lazer em parques, passear com a família nas ciclovias ou fazer trilhas, cicloturismo ou pegar estradas e competir. Caso não saiba em que situações futuras irá usar a bike, compre com base no local onde mora e como fará maior uso (cidade, campo, etc)
<strong>Urbano</strong>
Para quem curte dar um passeio pela cidade com
calma e conforto.
<strong>Trilha (MTB)</strong>
Ideal para quem quer se aventurar em todos os tipo
de solo. Aqui a performance
é priorizada em relação
ao conforto.
<strong>Corrida</strong>
Quem gosta de acelerar vai curtir essa. Mais leve, fina e de alta performance. Exige uma postura mais agressiva.