Anderson Malagutti
Publicação: 20/07/2014 03:00
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O Brasil, em apenas sete meses, ultrapassou todo o ano de 2013 em número de recalls. Para se ter uma ideia, somente até junho deste ano foram 788.031 automóveis, comerciais leves, caminhões e motos chamados para correção de defeito de fábrica, segundo dados da Fundação Procon SP. Em 2013, foram convocados 675.503 veículos. Apesar de serem ações benéficas para o consumidor, já que têm o objetivo de reparar os carros e evitar acidentes, deixa no ar a questão do controle de qualidade dos produtos.
Em um levantamento feito pelo Vrum, do dia 1º de junho até o último dia 17, 11 montadoras emitiram comunicados oficiais convocando veículos específicos a fim de realizar reparos. O levantamento levou em consideração apenas recallas no Brasil e na América do Norte. Aparecem na lista empresas como Ford, Subaru, Suzuki, Honda, Nissan, Hyundai, BMW, Mitsubishi, Acura e Chrysler. Mas a líder - disparada - de convocações foi a General Motors. A matriz norte-americana passa por um sufoco com um mega-recall com defeitos na ignição, que resultou no chamado de mais de 15 milhões de veículos, além de acidentes com mortes e demissões.
Alguns especialistas apontam o crescimento de vendas de veículos como um dos motivos para o alto número de recalls, além do avanço tecnológico. “O mercado é concorrente. A cada momento são lançados novos modelos, com novos equipamentos e cada vez em prazo mais curto. Isso aumenta a probabilidade de sair veículo com defeito”, afirma o diretor de fiscalização do Procon SP, Márcio Marcucci.
Importância
Segundos dados do Procon SP, desde 2002, apenas metade dos veículos convocados voltaram para as concessionárias. Mas Waltônio Cysneiros, consultor técnico do Vrum, reforça a importância de atender ao chamado. “Mesmo não tendo tempo, é preciso ir o mais rápido possível realizar o serviço, pois é uma segurança a mais com o carro e a família”.
Desvaloriza?
Ao contrário do que muitos pensam, um veículo convocado para recall não perde valor de mercado. Segundo Cysneiros, tudo não passa de um mito. “O carro não se desvaloriza. Pelo contrário. O recall é um avanço para o consumidor. É um item que está relacionado com a segurança. A partir do momento que tira uma peça com defeito para colocar outra em perfeito estado, é um benefício para o proprietário”, ressaltou.
Saiba mais
O que é recall?
O recall (chamamento, em inglês) é um procedimento em que o fornecedor informa o público sobre os defeitos detectados nos produtos ou serviços que já estão no mercado. Os objetivos essenciais do recall são o de proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como de evitar ou minimizar quaisquer espécies de prejuízos, sejam eles materiais ou morais.
O procedimento deveser gratuito.
Alguns dos motivos dos recalls
- Defeito que pode impedir o acionamento do airbag;
- Substituição da válvula e o tubo do hidrovácuo. Freios podem perder força;
- Porcas soltas nas rodas do lado do passageiro;
- Defeito pode causar aceleração involuntária enquanto o piloto automático estiver ativado;
- Substituição das fechaduras das portas traseiras;
- Problema de giro inadvertido da chave de ignição;
- Falha eletrônica que pode fazer o veículo ir para o neutro sem aviso;
* Com informações do Estado de Minas