Anderson Malagutti
Publicação: 20/07/2014 03:00
![]() | |
Visual continua o mesmo do modelo que passou recentemente por uma reestilização |
Campos do Jordão - O que cinco cavalos de potência a mais podem significar? Para a Hyundai, esse número representa colocar no mercado nacional o novo motor 1.8 MPI de 150 cavalos no compacto de luxo i30. A mudança fez com que a antiga versão de 2.0 litros de 145 cv fosse descartada. A troca gerou mais desempenho e economia, que podem atrair ainda mais o consumidor.
Mas como fazer para ter um motor menor, porém mais eficiente que o anterior? A Hyundai, seguindo a tendência mundial, utilizou a tecnologia chamada downsizing, que consiste na redução do tamanho do propulsor aliada ao ganho de desempenho e eficiência energética. E o consumo, como fica? Segundo a montadora, uma série de recursos de engenharia, como os balancins roletados e a redução do atrito obtida em vários componentes, ajuda na economia de combustível.
Externamente, o i30 continua o mesmo modelo que passou recentemente por uma reestilização, ficando mais atrativo do que a primeira versão lançada em 2009. Disponível nas cores preta, prata e branca, o veículo tem a parte externa à altura dos concorrentes e, internamente, segue praticamente a mesma linha de design da montadora, com o painel semelhante aos modelos Santa Fé e Elantra.
A nova versão de motor - mais forte e mais econômica que a anterior - coloca o i30 num patamar muito bom frente aos rivais de segmento, como o Ford Focus, Volkswagen Golf, Chevrolet Cruze, Peugeot 308 e o Fiat Bravo. Durante o test drive, em um trecho que mesclou subidas, curvas e trânsito urbano, o hatch mandou bem. As trocas de marchas do câmbio automático de seis velocidade são rápidas e quase imperceptíveis. Não faltou conforto internamente e motor externamente.
* Viajou a convite da Hyundai
Saiba mais
Na sua casa por:
i30
1.8 GLS (com teto):
R$ 91.900
1.8 GLS (sem teto):
R$ 75.600