Hora de encarar o COUNTRYMAN Montadora atualizou o seu maior veículo da gama. Carro tem três versões que já estão disponíveis nas concessionárias da marca

Wagner souza
especial para o diario
wagner.antonio@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2017 03:00

Estilo, charme e esportividade são características que descrevem bem os carros da Mini. A nova geração do Countryman chega esbanjando beleza e eficiência na pista para conquistar ainda mais o público dos “pequenos”. Diferente do antecessor, o novo mudou bastante e vem em três versões: Cooper (R$ 144.950), Cooper S (R$ 164.950) e Cooper S All4 (R$ 189.950). Entre as mudanças, a nova plataforma UKL, da mesma família usada em outros modelos do Grupo BMW, entre os quais o X1. O veículo passou a ter 4,299 m de comprimento, 1,822 m de largura, 1,557 m de altura e 2,670 m de entre-eixos. O porta-malas também cresceu, de 350 para 450 litros - ou 1.390 litros com o banco rebatido.

A carroceria é uma das diferentes variações do modelo lançado em 2010. Trata-se de um veículo compacto por fora, mas com bom aproveitamento no espaço interno. A cabine, que ficou espaçosa e confortável, ajuda a quem viaja atrás, por exemplo, e pode ficar com as pernas à vontade. A posição de dirigir agrada, assim como a disposição dos pedais e a boa empunhadura do volante. Uma novidade é a teconologia MINI Find Mate, que  consiste na localização ativada, via conexão Bluetooth, possibilitando localizar objetos esquecidos na cabine (chaveiros, celular, entre outros) por meio de tags sem fio.

Outro ponto que evoluiu fica por conta dos faróis, que não apenas têm novo formato, mas uma borda de LED que funciona como luz diurna. Por dentro, as mudanças incluem o novo mostrador circular, com tela de 8,8 polegadas, sensível ao toque e com GPS embutido no topo da gama. Ainda na lista de novidades, destaca-se o dispositivo que registra o trajeto e as mudanças das características do piso.

O nível de acabamento e a habitabilidade do Mini Countryman são outros dois fatores que tiveram melhorias na comparação com a geração anterior. Usaram materiais mais caprichados tanto no painel quanto nos bancos e nas laterais das portas. Além disso, o encosto do banco traseiro é dividido em três partes 40/20/40.

O novo Countryman é equipado com duas novas opções de motores turbos. A Cooper traz um três cilindros 1.5 associado a câmbio automático de seis marchas, que entrega 136 cv e 22,4 kgfm e permite ir de 0-100 km/h em 9,6 segundos, com 200 km/h de máxima. Tanto a Cooper S quanto a Cooper S All4 usam propulsor quatro cilindros 2.0 litros de 192 cv e 28,55 kgfm de 1.350 a 5.600 rpm. Nessas duas configurações, a caixa automática é de oito marchas. No Cooper S, o 0-100 kmh é feito em 7,4 segundos, enquanto na All4 dotada de tração integral, em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 225 km/h e de 222 km/h, respectivamente.