Econômico e disposto Renault colocou o motor 1.0 SCE no Logan e o resultado foi uma boa combinação entre consumo de combustível e desempenho

Thainá Nogueira
Especial para o Diario
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Publicação: 19/08/2017 03:00

Um sedã de entrada que faz 12,3 km com um litro de etanol na estrada não é nada mau, certo? Esses números são os alcançados pelo Logan equipado com o novo motor 1.0 SCE. Pode ser dito que a Renault acertou no desenvolvimento do propulsor que produz 82 cv. É o carro ideal para aquela família que precisa de um automóvel para o dia a dia e também para pegar a estrada nas férias.

Não dá para querer uma aceleração incrível de um 1.0, mas ir de 0 a 100 km/h em cerca de 13 segundos é satisfatório. Nas subidas, o desempenho pode ser afetado, mas no tráfego urbano e nas retas das rodovias, não há o que reclamar.

O novo motor SCE é a grande diferença do Logan 2017 para o do ano anterior. O propulsor é produzido no Complexo Ayrton Senna, e equipam quase todos os modelos da Renault. São 12V de três cilindros e traz duplo comando de válvulas variável na admissão e no escape, tecnologia inédita entre os motores de entrada. Todo em alumínio. Ele é 20 kg mais leve que o seu antecessor.

Ao todo, são seis versões do Logan que contam com o atual conjunto mecânico. Mas só duas com o 1.0, a Authentique e a Expression, as outras são com o propulsor 1.6. A opção de entrada parte dos R$ 44.700 e a que vem logo em seguida fica na casa dos R$ 48 mil.

O design do modelo não tem novidades notórias, é o mesmo que a versão lançada no ano passado. O espaço interno que continua chamando atenção. No porta malas, a capacidade é de 510 litros. Com o rebatimento do banco traseiro, ele pode atingir 1.257 litros. Ou seja, o carro é confortável para viagens  e transporte de bagagens.

A lista de acessórios é mediana para o segmento. Destaque fica com a central multimídia da Renault, a Nav Evolution, que conta com GPS integrado e compatibilidade com smartphones Android e IOS.