DESTAQUES DA SEMANA » China com economia maleável Governo anunciou mudanças nas participações econômicas de montadoras estrangeiras. Novidade começa este ano

Publicação: 21/04/2018 09:00

O governo chinês anunciou nos últimos dias uma mudança um tanto quanto notória para a sua economia. É que chegaram ao fim as restrições a que montadoras estrangeiras não tenham participações marjoritárias (mais de 50%) em empresas no setor automotivo no país. A novidade começará a valer ainda este ano, mas só para a produção de veículos elétricos e híbridos. Em 2020, as mudanças serão abrangidas para a produção de veículos comerciais e em 2022 carros particulares. Mesmo com a antiga regra de grupos estrangeiros não poder ter mais de 50% de empresas no setor automotivo, as marcas que não são conterrâneas do país representam 55% das vendas no mercado chinês só no primeiro trimestre de 2018.

SsangYong retorna para o Brasil

Em 2015, a montadora sul-coreana SsangYong encerrou, pela segunda vez, as atividades no Brasil. No entanto, o ano de 2018 marca a sua volta. A empresa chega no mercado com quatro novos veículos no segmento premium e preços vão de R$ 84.990 e passam de R$ 129.990.  Os veículos que chegaram com a marca são os utilitários Tivoli, que será vendido por R$ 84.990, o XLV, que é uma versão alongada do Tivoli e custará R$ 97.990, o Korando e a picape Actyon Sports, ambos motorizados com diesel e com preço inicial na casa dos R$ 129.990. Os quatro carros começarão a ser vendidos no final deste mês. A montadora promete desembarcar no Brasil outros dois novos modelos em outubro deste ano. Será que vai finalmente emplacar bem?

Kia Sorento em novas versões
A nova geração do utilitário da Kia, o Sorento, já está disponível nas concessionárias desde janeiro. Porém, a marca disponibilizou, a partir de abril, duas versões com tração AWD. Equipadas com motorizações 2.4 16V de 172 cavalos e 3.5 V6 de 280 cavalos, as opções complementam a linha do SUV, oferecendo tração integral nas quatro rodas. De acordo com a marca, a atualização foi realizada para atender uma demanda dos clientes, já que desde 2014 o Sorento não era disponibilizado com tração integral no país. A versão S.172, que já está disponível nas concessionárias, conta com uma versão AWD mais simples, possui transmissão automática de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e motor 2.4 de 16 válvulas e 172 cavalos.