Saiba a relevância do entre-eixo Medida representa diversos aspectos no veículo e entendê-la está diretamente ligada à proposta da usabilidade do carro

Thainá Nogueira
thaina.nogueira@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/04/2018 09:00

Estabilidade e segurança são quesitos que caminham juntos e se fazem fundamentais na hora da escolha de um veículo. Saber identificar qual o melhor automóvel que possa colocar na prática essa máxima é funcional. Podemos dizer que a protagonista dessa ação é a distância entre-eixos. Isso porque é o número que por ela é representado na ficha técnica que dá para saber o conforto do veículo, assim como a estabilidade, a manobrabilidade e a capacidade de carga, por exemplo. No entanto, nem sempre o maior número quer dizer o melhor carro. Entenda.

Estabilidade
Pegar a estrada, acelerar e se sentir seguro dentro do carro é o que a grande maioria procura. Essa questão está diretamente ligada aos números da distância entre-eixos. É que quanto mais perto das extremidades as rodas estiverem posicionadas, mais estável o carro será. Exemplificando, uma cadeira com quatro pernas posicionadas na ponta de cada extremidade é mais fixa no chão do que se as pernas estiverem no centro do assento. Não achas? No entanto, a altura e largura do veículo, a distribuição de peso e a suspensão, por exemplo, também se fazem personagens principais no quesito estabilidade.

Carga
Um número de entre-eixos longo pode ser visto obrigatoriamente em utilitários, picapes, peruas e minivans. É que a medida precisa ser generosa para que o peso que o veículo consega suportar não seja prejudicial para os outros mecanismos do automóvel. Neste caso, a arquitetura nem importa tanto. Porque a medida está diretamente ligada ao espaço do porta-malas e o espaço interno do veículo. Se você deseja comprar um carro para transportar bastante peso, seja ele distribuído entre ocupantes ou objetos, o número da distância entre-eixo do veículo desejado é fundamental.

Manobrabilidade
Carros pequenos são mais fáceis de serem manobrados e isso é uma verdade universal. Então, se a proposta for praticidade para estacionar nas vias urbanas no dia a dia, escolha um veículo com as medidas moderadas na distância entre-eixo. Quanto maior esse número, maior o automóvel e, logo, maior a necessidade de mais espaço para colocá-lo dentro da vaga. Isso, claro, se as rodas do modelo não contarem com esterçamento. Aí a conversa já é outra.

Conforto
Visto que a distância entre-eixo é calculada de acordo com o centro das rodas do eixo dianteiro e o centro do eixo traseiro das rodas, a medida pode ser confundida com o entendimento de que quanto maior a distância das rodas, maior o espaço interno. No entanto esse é uma variante que independe, de certa forma, desse tipo de medida. É que a arquitetura do carro, a disposição dos itens internos como o conjunto dos bancos e o tipo da caixa das rodas, por exemplo, influenciam no verdadeiro espaço interno. Não se engane. A dica é sempre avaliar o veículo pessoalmente e verificar se vai ser funcional.