Auto Motor

por Jorge Moraes
jorge@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 05/05/2018 09:00

Mãos livres minha gente

No Maio Amarelo o pedestre tem que fazer a sua parte também. O outro lado deve ser levado em consideração e a tarefa de educar começa em casa mesmo, devendo seguir adiante nas escolas. Acompanho a falta de engajamento de alguns ou dezenas colégios, quem sabe? Pelo menos por aqui, em parte do Recife. Não falo do espaço que permite o cartaz ou da menção ao Maio Amarelo na sala. Digo da prática, do resultado do lado de fora aplicado na entrada ou saída do prédio ou casa escolar. Infelizmente não são só os alunos, são adultos, pais e motoristas que desobedecem às leis, não respeitam a faixa localizada  na frente da escola (nem essa), permitem que os filhos ou caronas, dentro do carro, aprendam a usar um segundo cérebro imaginário que não deveria existir. Aquela cabeça que atua de forma  equivocada que precisa ajudar o condutor, mas abre espaço para mensagens e chamadas de voz. Considero um equilibrista desmantelado aquele que usa o celular e dirige ao mesmo tempo. Além disso, acredito que esse ser pode ser considerado uma pessoa de duas cabeças, quatro olhos e uma vontade desconhecida, desgovernada de provocar ou sofrer um acidente. Mesmo que seja temporário o gesto, o ato de dirigir ocupado, lembro que os segundos são fatais e não enganam e você não acha que pode acontecer consigo.

Série 8
O mais recente cupê da BMW deu sua última volta antes de chegar às lojas no País de Gales. Novidade que fez sua volta de teste anterior na pista de Nürburgring, será lançado ainda este ano com novo motor.

Auto Motor
Tem programa neste domingo às 10h na Band Tribuna com as principais novidades do mercado automotivo e uma boa dose do Salão do Automóvel de Pequim. Não perca. 

Celer suspenso
A Chery interrompeu a produção do Celer na sua planta de Jacareí, SP. De acordo com a montadora, a suspensão é só uma pausa para o desenvolvimento de um novo projeto para o veículo.

Maio amarelo
O mês de conscientização do trânsito começa com um novo slogan. O Nós Somos Todos o Trânsito e as atividades para motoristas e pedestres em toda a cidade seguem até o fim de maio.

Kwid mais caro
A Renault aumentou o valor inicial do Kwid. Lançado em agosto de 2017 por R$ 29.990, agora o compacto parte dos R$ 32.490. O novo preço já está estampado no site oficial da montadora.

Preço da nova Duke 390
No final de abril foi revelada a Duke 390 da KTM, que está com uma maior potência e torque. No Brasil, a marca sugere o preço de RS23.990, tendo previsão para chegada nas lojas agora em  maio.

Jaguar XE SV Project 8
O novo sedã esportivo da Jaguar, o XE SV Project 8 já está em fase final de desenvolvimento. Com a proposta de ser o sedã esportivo mais rápido do mundo, montadora já testa o carro na pista.

Honda vintage
A Honda relançou a motocicleta Monkey na Europa. O modelo, que começou como um brinquedo em 1961, foi bastante popular nos anos 1970. A novidade usa como base a MSX, da qual recebeu o motor de 125 cc e 9,5 cavalos de potência.

Férias coletivas
A GM colocou de férias 2,6 mil funcionários durante 14 dias em São José (SP). As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos, que informa que a parada é para a manutenção de máquinas.

Ford favorecendo
A Ford anunciou na sexta-feira (04) que acaba de lançar uma nova campanha de varejo. Trata-se de um plano de financiamento em 60 meses com taxas reduzidas na aquisição de modelos como o Ka.

Volks continua
Montadora alemã vai de encontro à decisão da Ford e continua vendendo os sedãs nos EUA. Afirmação veio do presidente da gigante, Hinrich Woebcken.

X3 com exclusividade
A BMW anunciou uma linha especial de acessórios para o X3, como barras transversais, bagageiro de teto e suporte para até duas bicicletas.