HR-V mais potente e mais caro
Honda apresentou uma nova versão do seu SUV mais vendido, com motorização turbo e preço mais salgado
texto: Luciana Elldorf
veiculos@diariodepernambuco.com.br
Publicação: 01/06/2019 03:00
Lançado em 2015 o Honda HR-V rapidamente se consolidou no segmento mais concorrido do nosso mercado, dos SUVs compactos. Foram mais de 200 mil unidades vendidas, e em 2019, o SUV japonês passou por reestilização e chega a linha 2020 com a principal novidade o retorno da versão mais potente, a Touring, recheada de equipamentos inéditos, por R$ 139.900.
Com foco na motorização e potência, o HRV é equipado com o novo propulsor 1.5 de quatro cilindros que entrega até 173 cavalos a gasolina, com estreia da motorização turbo com injeção direta vindo diretamente do Canadá. A transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, é ajustada especificamente para o HR-V. São 22,4 kgfm de torque entregues entre 1.700 e 5.500 rpm.
O Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores e aprimorou a estabilidade dinâmica do SUV em curvas.
No visual, a versão Touring tem seus diferenciais. A dianteira ganha uma nova personalidade, com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED e nova grade frontal, com acabamento em black piano. O teto solar panorâmico combinado com a nova antena em formato barbatana são itens exclusivos da versão. Na parte traseira, o logotipo Turbo e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o visual. Por dentro a versão passa a ter a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos, revestidos em couro, laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.
Várias versões
A central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é a principal novidade para a versão EX, que recebe ainda sensores de estacionamento traseiros.
Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
O preço da nova versão pode até assustar de início, mas com tantos itens, e com a nova motorização o modelo é interessante para o consumidor que deseja investir em um produto diferenciado.
Histórico
A nomenclatura Touring apareceu pela primeira vez na décima geração do Honda Civic. Assim como no HR-V, o sedã possuía uma motorização turbo e era o topo da gama, além de diversos itens de série a mais. Mas, a primeira aparição do HR-V Touring surgiu em 2017 pelo valor de R$ 105.900 com motor 1.8.
Concorrentes
Com o valor mais caro e uma gama de itens de série a mais, o rival direto acaba sendo o Jeep Compass que, na versão flex, mais cara, custa R$ 146.990. Mas, ainda existem novatos nesse páreo como é o caso do Volkswagen T-Cross Highline que com todos os opcionais e pintura metálica vale R$ 130 mil.
Ficha Técnica
Touring
Combustível Gasolina
Cilindradas 1.498
Potência 173 cv
Torque 22,4 kgfm
Transmissão CVT
Comprimento 4,329 m
Largura 1,772 m
Altura 1,586 m
Entre-eixos 2,610 m
Preços
HR-V LX R$ 94.400
HR-V EX R$ 101.700
HR-V EXL R$ 111.900
HR-V Touring R$ 139.900
Com foco na motorização e potência, o HRV é equipado com o novo propulsor 1.5 de quatro cilindros que entrega até 173 cavalos a gasolina, com estreia da motorização turbo com injeção direta vindo diretamente do Canadá. A transmissão continuamente variável (CVT), a mesma adotada no Civic Touring e no CR-V, é ajustada especificamente para o HR-V. São 22,4 kgfm de torque entregues entre 1.700 e 5.500 rpm.
O Touring recebeu uma calibragem específica para o conjunto de suspensão, com novas molas e amortecedores e aprimorou a estabilidade dinâmica do SUV em curvas.
No visual, a versão Touring tem seus diferenciais. A dianteira ganha uma nova personalidade, com a adoção de faróis principais e de neblina Full LED e nova grade frontal, com acabamento em black piano. O teto solar panorâmico combinado com a nova antena em formato barbatana são itens exclusivos da versão. Na parte traseira, o logotipo Turbo e o sistema de escapamento em inox com duas saídas completam o visual. Por dentro a versão passa a ter a opção de acabamento na cor cinza claro ou preto para bancos, revestidos em couro, laterais de porta, console central e painel. Costuras duplas nas laterais de porta também são exclusivas do modelo Touring.
Várias versões
A central multimídia de 7 polegadas touchscreen, com conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é a principal novidade para a versão EX, que recebe ainda sensores de estacionamento traseiros.
Todas as versões trazem de série ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina (halógeno nas versões LX, EX e EXL e de LED na versão Touring), bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
O preço da nova versão pode até assustar de início, mas com tantos itens, e com a nova motorização o modelo é interessante para o consumidor que deseja investir em um produto diferenciado.
Histórico
A nomenclatura Touring apareceu pela primeira vez na décima geração do Honda Civic. Assim como no HR-V, o sedã possuía uma motorização turbo e era o topo da gama, além de diversos itens de série a mais. Mas, a primeira aparição do HR-V Touring surgiu em 2017 pelo valor de R$ 105.900 com motor 1.8.
Concorrentes
Com o valor mais caro e uma gama de itens de série a mais, o rival direto acaba sendo o Jeep Compass que, na versão flex, mais cara, custa R$ 146.990. Mas, ainda existem novatos nesse páreo como é o caso do Volkswagen T-Cross Highline que com todos os opcionais e pintura metálica vale R$ 130 mil.
Ficha Técnica
Touring
Combustível Gasolina
Cilindradas 1.498
Potência 173 cv
Torque 22,4 kgfm
Transmissão CVT
Comprimento 4,329 m
Largura 1,772 m
Altura 1,586 m
Entre-eixos 2,610 m
Preços
HR-V LX R$ 94.400
HR-V EX R$ 101.700
HR-V EXL R$ 111.900
HR-V Touring R$ 139.900