Vendas passaram a ser online

Publicação: 04/04/2020 03:00

As marcas estão apostando em formas diferentes de atender ao consumidor, com vendas online. Não que as vendas pela rede mundial de computadores seja uma novidade, pois há tempos ela já começa na internet, com a pesquisa do melhor carro para o dia a dia e para o bolso. Entretanto, hoje, no planeta em isolamento, a negociação à distância é quase uma exclusividade.

A finalização dessa compra, entretanto, quase sempre era feita de forma presencial. Mas, com o isolamento social essa prática foi bastante modificada.

A Caoa Chery anunciou recentemente a venda online de seus veículos. Mas isso não impende de o cliente de testá-los. A montadora, através de sua rede de concessionários, leva um vendedor e um modelo do carro que o cliente tem interesse até sua casa. Segundo a marca, todos os cuidados de higienização são tomados para o test-drive e a negociação serem feitas sem riscos. Se tudo der certo, o carro novo chegará à casa do cliente em alguns dias. A ação da Caoa Chery já vinha sendo praticada por outras marcas desde o início do isolamento. O conhecimento de produto é o argumento certo para facilitar o entendimento entre o vendedor virtual e o cliente final.

E não é só entre as concessionárias de carros novos que a venda online está ganhando terreno. Para as lojas de seminovos as vendas por internet já não são novidades. Antes da pandemia, o classificado de veículos pela internet já garantia uma negociação pela rede. Agora esse processo foi aperfeiçoado.

O que é certo é as vendas online ainda estão em fase de adaptação e devem ser implantadas de forma gradativa até o fim da pandemia. E também vai virar importante ferramenta de negócio mesmo depois dela. Uma vez que vendedores e consumidores vão se acostumar a essa nova fase, a modalidade deve continuar, o que é bom para todos.