Vai fugir da folia? Revise o carro Conferir as condições gerais do veículo é importante para evitar surpresas

Publicação: 03/02/2024 05:30

O reinado de Momo é uma das festas mais aguardadas pelos brasileiros, talvez rivalizando, aqui no Nordeste, com o São João. Mas não é todo mundo que cai na folia, há uma parcela significativa da população que não faz questão de sair atrás do bloco. E é pra essas pessoas que vai o alerta, indicando os cuidados a serem adotadas.

Antes de tudo, segundo especialistas, é importante verificar a situação dos pneus, começando pelo seu estado de desgate. “Todo pneu tem uma marca de segurança conhecida com TWI. É uma linha em alto relevo transversal aos sulcos do pneu. Quando o desgaste chega a essa marca é hora de trocar o pneu e não quando o pneu fica “careca”, explica Matheus Carvalho, consultor do Centro Automotivo Ferreira Costa.

Além do estado dos pneus, é importante verificar o alinhamento, balanceamento das rodas e calibragem. “Cada modelo tem uma pressão ideal para os pneus, não há uma calibragem padrão como se pensava antigamente. A calibragem de um Fiat Mobi, por exemplo, é diferente da pressão utilizada no  Jeep Compass. E sempre que calibrar os pneus é importante calibrar também o estepe, para evitar o risco de ele estar vazio quando o condutor precisar”, detalha Macio Soares, coordenador de Assistência Técnica da concessionária Jeep Italiana.

A palheta do limpador de para-brisa é outro item comumente negligenciado. “O tempo e o sol costumam ressecar a  borracha da palheta e, em geral, o motorista só percebe o desgate quando aciona o limpador. Já pensou se isso acontece na estrada?”, indaga Matheus Carvalho.

Além das palhetas, outro item esquecido é a água do limpador do para-brisa e, na estrada, é comum o vidro ficar com sujeira vindas de resíduos do asfalto, insetos, poeira e outros detritos. “O nível dos líquidos do veículo também precisa estar em ordem, e aí estamos falando desde a água do limpador ao fluído do sistema de arrefecimento e óleo do motor. O tempo ou limite de quilometragem para a troca precisam ser respeitados”, reforça Macio Soares.

Entram ainda na lista do check up pré-viagem as luzes do farol, piscas e lanternas; triângulo, macaco e chave de roda; tampas e mangueiras dos reservatórios e tudo mais que envolva segurança. “A lista de itens a serem verificados poderia ser bem menor se o brasileiro fosse adepto da revisão preventiva. Hoje, com a tecnologia, o próprio carro diz o que está errado, basta conectar o scanner.  Infelizmente, só se faz a manutenção corretiva, o que termina elevando bastante o custo.”, destaca Soares.