Revolução francesa Renault Kardian estreia nova plataforma global da montadora no Brasil, que deve dar origem a outros seis modelos

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 23/03/2024 03:00

Revelado na última semana pela Renault. o Kardian está sendo apresentado como marco zero da nova fase da Renault no Brasil e no mundo. Mirando concorrentes como o Volkswagem Nivus e o Fiat Pulse, o novo modelo da montadora francesa está situado no segmento B, entre os carros de entrada e os médios, e inaugura a nova plataforma global da marca, a Renault Group Modular Platform (RGMP) no país, sendo o primeiro de sete lançamentos previstos para acontecerem até 2027. Lançado como SUV compacto, o Kardian se destaca pela oferta de itens disponibilizados apenas em veículos de segmentos superiores, conforto, segurança e conectividade.

Começando pelo conforto, a nova ofensiva francesa oferece bastante espaço interno, graças às suas dimensões. O veículo mede 4,12 metros (m) de comprimento, 1,75 m de largura, 1,54 m de altura e 3,60 m de entreeixos, o que sugere bom espaço interno, além de um generoso porta-malas.

Internamente, o modelo traz painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central muntimídia compatível com Apple Carplay e Android Auto e sistema de áudio com seis alto falantes, Destacam-se também os seis airbags e o ar-condicionado digital. No quesito segurança ativa, o Kardian disponibiliza ao motorista uma série de assistentes eletrônicos de condução, como controle de velocidade adaptativo, alertas de colisão frontal, distância segura e ponto cego; frenagem automática de emergência, câmera multiview e assistente de partida em rampa.

CONJUNTO MECÂNICO

Sob o capô, o Renault Kardian é equipado com um motor turbo 1.0 flex, que entrega 125 cavalos de potência máxima e 200 Newton-metros (ou 20,4 kgfm) de torque já a 1.750 rotações, proporcionando mais agilidade no trânsito urbano e nas retomadas. Junto ao propulsor, o SUV vem equipado com câmbio automático com dupla embreagem úmida (EDC), que proporciona engates precisos sem perda de torque. O consumo de combustível divulgado é de 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol, segundo o PBEV do Inmetro, potencializado pelo sistema Start&Stop (que desliga o motor quando o veículo está parado).

São oferecidas três versões de acabamento: evolution (entrada), com preço sugerido de R$ 112.790; techno (intermediária), custando R$ 122.990, e a première edition (topo de linha), por R$ 132.790.