GWM » "Fusca elétrico" liberado para o Brasil

Publicação: 20/04/2024 03:00

Com as vendas no Brasil barradas por causa de uma liminar da Volkswagen, que acusa os modelos Ora Ballet Cat (foto) e Ora Punk Cat de serem "cópias  escancaradas" do icônico fusquinha, a família Ora Cat já pode desembarcar no Brasil. Na última semana, o Tribunal Regional Federal da 2ª região acolheu os argumentos da GWM e reestabeleu o registro dos desenhos industriais dos modelos no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), protocolados em novembro de 2021. Na decisão, a 1ª turma do TRF-2 alega que não se pode falar em concorrência desleal dado que o Fusca deixou de ser produzido no Brasil em 1996. O modelo,  na verdade, já havia sido aposentado em 1986, mas foi ressuscitado em 1993 pelo ex-presidente Itamar Franco como símbolo de carro popular.

A decisão, que ainda dependente da apreciação de um embargo de declaração apresentado  pela montadora alemã, premite a comercialização dos dois modelos no mercado nacional, mas não há previsão de quando a família Ora Cat desembarcará aqui e nem se essa possibilidade será concretizada. Na Europa, por exemplo, apenas o Ora Funky Cat é comercializado, modelo que aqui no Brasil é conhecido como Ora 3, o que sugere que as versões Ballet Cat e Punk Cat seriam denomidados Ora 1 e Ora 2 caso chegassem no território nacional (será?).

Apesar da disputa com a Volks, a GWM segue apostando na abertura de novas revendas. Aqui em Pernambuco, por exemplo, o  grupo ADTSA, representante da marca no estado, programa a abertura de mais três concessionárias. Uma na Zona Norte do Recife; outra em Caruaru, no Agreste do Estado, e a terceira em Petrolina, no Sertão do São Francisco.