BYD King busca seu reinado Sedã híbrido chinês chega nas versões, GL e GS, duas combinações de motor e preços de R$ 175,8 mil e R$ 187,8 mil

Pedro Ivo Bernardes

Publicação: 22/06/2024 03:00

A BYD apresentou, na última terça-feira (18), em São Paulo, sua nova aposta para o mercado brasileiro, o BYD King. O modelo, que chega com a proposta de combater a hegemonia do Toyota Corolla Hybrid, será oferecido em duas versões de acabamento, a GL (entrada) e a GS (top de linha), que serão vendidas por R$ 175.800 e R$ 187.800, respectivamente.

O King desembarcou no Brasil há cerca de 20 dias, mais precisamente em Suape, na primeira operação do navio BYD Explorer No.1 em território brasileiro. O sedã chinês é um híbrido plugin, capaz de rodar nos modos 100% elétrico e híbrido, quando os motores elétrico e a combustão trabalham juntos.

A versão de entrada, a GL, tem uma potência combinada de 209 cavalos e torques de 316 Nm (motor elétrico), o equivalente a 32,22 kgfm; e de 135 Nm (motor a combustão), que corresponde a 13,77 kgfm.

Já o modelo top de linha, GS, apresenta potência conjunta de 235 cavalos e torques de 325 Nm (33,14 kgfm) para o motor elétrico e 135 Nm (13,77 kgfm) para o propulsor a combustão.Em ambos os casos, o propulsor convencional é um 1.5 à gasolina, capaz de abastecer até 70% da carga da bateria durante o seu uso.

Equipado com uma bateria de 8,3 kWh, o King GL tem autonomia elétrica de 55 km, enquanto o GS, com bateria de 18,3 kWh roda até 120 km no modo 100% elétrico. A autonomia combinada da bateria de 18,3 kWh do King GS é do tanque de 48 litros chega a 1.200 km, com consumo médio de 24,6 km/l.

Desempenho
Numa rápida “degustação” realizada em São Paulo, em ambiente restrito, foi possível observar a boa resposta do sedã chinês nas acelerações, o conforto interno e a tecnologia embarcada. Segundo dados da montadora, o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segunddos (versão GS) e 7,9 segundos (versão GL). Apesar de seu porte, 4,78 m de comprimento por 1,84 m de largura, o BYD King mostra boa dirigibilidade e manobrabilidade, apresentando bom diâmetro de giro e bom esterçamento com poucas voltas no volante.

O modelo chega no Norte e Nordeste pelo Grupo Parvi, responsável pela gestão de unidades da BYD em Pernambuco, Paraíba, Amazonas, Bahia e Roraima.