PEDRO MAXIMINO
pedromaximino.pe@dabr.com.br
Publicação: 12/10/2014 03:00
![]() | |
Unibratec tem capacidade para atender 2,5 mil alunos no campus da Imbiribeira |
Pés no passado, mas com os olhos no futuro. Esse foi o iníco da Unibratec, instituição de ensino voltada para a tecnologia e que completou 20 anos em 2014. Criada inicialmente com o nome de Rede de Escolas Técnicas de Informática (Ibratec), hoje a Unibratec oferece, além de cursos técnicos, ensino superior, pós-graduação e programas de extensão.
A ideia de criar a instituição surgiu numa época em que os profissionais de informática começaram a ser muito requisitados pelo mercado de trabalho, mas ainda não havia muitos formados na área em Pernambuco. David Stephen e Silvana Toscano, fundadores da Unibratec e profissionais de informática, perceberam essa carência no mercado e decidiram investir na própria instituição de ensino. Segundo Stephen, o que os levou a criar a Unibratec foi “o desejo de empreender de ambos, juntamente com a expertise nas áreas de educação e tecnologia”.
Antes de iniciarem juntos o próprio empreendimento, tanto Stephen quanto Silvana trabalhavam em empregos públicos. Ele na Emprel e ela no INSS. “Uma das dificuldades iniciais foi reunir coragem de deixar um emprego público para nos dedicarmos à iniciativa privada”, lembra Stephen. Mas a vontade de ajudar as pessoas através do ensino falou mais alto. “Antes da mudança de nome, já tínhamos formado mais de 50 mil pessoas.”
Outra grande mudança pela qual a Unibratec passou foi a localização. Antes instalada nas proximidades da UPE, hoje ela fica na Avenida Mascarenhas de Moraes, em frente ao Aeroporto Internacional dos Guararapes. O campus, de 16 mil m2, já foi considerado o maior entre as instituições de informática, com capacidade para 2.500 alunos. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões na criação do novo centro, que ficou pronto em apenas 45 dias.
De 20 anos para cá, muito mudou no ensino de tecnologia no Brasil. Novas insituições surgiram, inclusive algumas internacionais aportaram por aqui. De acordo com Stephen, “a Unibratec se mantém como referência na educação tecnológica por ter mantido seus fundamentos”.
Já consolidada em Pernambuco, o próximo passo da Unibratec é expandir nacionalmente, através de parcerias com outras instituições de ensino espalhadas pelo país.
Perfil
Unibratec
1994
Fundação
16 mil m2
Espaço do campus
R$ 3 milhões
Investimento na nova sede
2.500
Capacidade de alunos