As marcas preferidas do consumidor do estado Quarta edição do evento reforçou o poder de inserção dos produtos nos lares dos pernambucanos

Publicação: 31/07/2019 03:00

As marcas preferidas dos consumidores pernambucanos foram reconhecidas, na noite de ontem, durante a entrega do prêmio Marcas Preferidas, promovido pelo Diario de Pernambuco. Em sua quarta edição, o evento reuniu representantes do mercado publicitário e das principais empresas que atuam no estado. Os ganhadores, revelados em levantamento de campo realizado pela Datamétrica Pesquisa e Consultoria, foram anunciados em cerimônia no Arcádia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Ao todo, foram conhecidas as marcas que conquistaram a preferência dos consumidores locais em 58 produtos, divididos em 12 segmentos da economia. O presidente do Diario de Pernambuco, Alexandre Rands, destacou que o raio-x feito pelo Marcas Preferidas é fundamental não só para as marcas, mas também para o mercado publicitário. “Nesta solenidade, apresentamos à população, a partir dos resultados de uma pesquisa feita com amostra representativa de habitantes, quem conquistou o coração dos pernambucanos. Não é a marca que os consumidores conhecem, mas a que eles preferem. Isso proporciona informações mais relevantes para aqueles que são responsáveis pela divulgação e publicidade dessas marcas”, afirmou.

O vice-presidente do Diario, Maurício Rands, ressaltou que, ao apresentar os resultados da pesquisa e premiar as marcas ganhadoras, o jornal mais antigo em circulação na América Latina se mostra cada vez mais integrado ao desenvolvimento do estado. “Os princípios que norteiam o Diario de Pernambuco – da liberdade de imprensa, do respeito ao direito de imagem das pessoas físicas e jurídicas, o respeito ao contraditório, da boa informação que não se deixa contaminar pelas fake news – se ligam a duas preocupações fundamentais, que são com o desenvolvimento do estado, da região e do país e um aprofundamento da democracia. O Marcas Preferidas é realizado com todos esses valores que inspiram o Diario”, pontuou Maurício

Além das marcas, foram premiadas as agências de propaganda que mais se destacaram nesta edição. Três índices de desempenho foram avaliados. O ranking foi elaborado a partir de um critério de pontuação concedido aos três primeiros classificados em cada categoria do prêmio. Nesta edição, a Agência Destaque – revelada a partir do desempenho absoluto das agências – foi a Ampla Comunicação. O segundo e terceiro colocados foram a Aporte e BG9, respectivamente. “O Marcas Preferidas é um reconhecimento que, como tal, nos motiva a melhorar sempre. É um prêmio que deixa a gente muito orgulhoso pela contribuição que a gente tem no trabalho que as marcas têm de comunicação”, disse o copresidente da Ampla, Manuel Cavalcanti.

O segundo índice da premiação às empresas de propaganda, que revelou as Agências Revelação, foi calculado a partir da média de todas as aparições das agências entre as três marcas preferidas em cada categoria. A primeira colocada foi a WSA, seguida da Blackninja e Agência Um. “A relação da Agência WSA com o Marcas Preferidas não é de hoje, é de longas datas. Ela mostra que o trabalho que estamos fazendo com os clientes está sendo reconhecido. Quando um consumidor espontaneamente diz que prefere uma marca, e não apenas lembra dela, é muito importante”, enfatizou o diretor-executivo da WSA, Waldir Aracaty. No quesito evolução, onde a pesquisa identifica as agências que tiveram uma taxa de crescimento da nota média da cartela de clientes de um ano para o outro, foram premiadas a Hagua, a WSA e a MV2.

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Pernambuco (Sinapro-PE), Daniel Queiroz, salientou que toda atividade que o mercado faz para valorizar os trabalhos das agências é importante. “O prêmio que o Diario promove é, sem dúvidas, um dos principais, e o mercado agradece. A propaganda, de fato, faz com que as marcas cresçam. A premiação é um reconhecimento desse trabalho para as marcas e para as agências de propaganda. No cenário atual do país, quem não estiver na cabeça do consumidor, na cabeça dele, na preferência dele, está fora do negócio”, observou Daniel Queiroz.