RECIFE » Pacientes vindos de Manaus estão estáveis

Publicação: 25/01/2021 03:00

Encontram-se estáveis os cinco pacientes provenientes do Amazonas internados na UTI do Hospital de Referência à Covid-19 – unidade Boa Viagem (antigo Alfa). São três homens e duas mulheres com idades entre 38 e 50 anos. Além de realizarem coleta de material para análise em laboratório (biologia molecular/RT-PCR), todos passaram pelos exames necessários, como tomografia, ecocardiograma e ultrassom, e estão sendo acompanhados pela equipe multiprofissional da unidade.

Devido à distância de suas famílias, a equipe do serviço está realizando contato por chamada de vídeo ou áudio com os familiares dos pacientes para passar a evolução do quadro e diminuir o impacto emocional do isolamento. Quatro pacientes já tiveram contato com os familiares e um preferiu não realizar a interação.

Os pacientes e as equipes de saúde que os atenderam estão sendo monitorados pelas Vigilâncias em Saúde das secretarias do Estado e do Recife. O material biológico dos pacientes ainda passará por sequenciamento genético no Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz-PE. Além desses cinco pacientes no Hospital de Referência, outros cinco foram encaminhados ao Hospital das Clínicas (HC), que possui gestão federal. Todos chegaram ao Recife em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que aterrissou por volta das 22h do último sábado (23).

Ao todo, 20 ambulâncias foram deslocadas para ajudar na operação, sendo 4 do Samu (2 básicas e 2 avançadas, equipadas como uma UTI), 1 avançada do HC e 15 da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), sendo 8 básicas e 7 equipadas como UTI.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a importância da parceria entre os estados para o enfrentamento à Covid-19. “Esta é uma ajuda humanitária. Os serviços do SUS devem atender a todos os brasileiros, independentemente de serem ou não moradores daquela cidade ou estado, o que ratifica o preceito da universalidade do nosso sistema de saúde pública”.