OBERçODAPALAVRA » Pedra noventa

Márcio cotrim // www.marciocotrim.com.br

Publicação: 06/04/2015 03:00

Pessoa de grande valor, que sempre cumpre com a palavra dada. Seu berço vem do jogo da tômbola, que também já se chamou víspora e era passatempo familiar no início do século 20. Recebia noventa pedras num saco que servia para sorteio aleatório marcado por emoção a cada número revelado aos participantes.

No jogo, modernamente conhecido como bingo, existem noventa bolas e quando alguém grita BINGO!, é sinal de que o jogador acaba de fazer jus a um prêmio previamente combinado e de maior valor.

Pedra noventa também tem origem no garimpo. Sempre que os garimpeiros encontravam uma pedra muito valiosa, costumavam dizer que se tratava de uma pedra noventa, possuidora de alto grau de pureza.

Noutro sentido, atribuía-se o termo pedra noventa ao amigo fiel e verdadeiro, figura cada vez mais rara nos áridos tempos em que vivemos...

Sumô
Inspirado no briga dos ursos na Ilha japonesa de Hokkaido, há registros de combates de sumô há mais de dois mil anos, mas foi no século 8 que ganhou importância maior, quando passou a fazer parte das cerimônias imperiais. Seus lutadores têm hoje, status comparado ao de ministros de Estado no Japão, são uma espécie de divindade. As principais disputas ocorrem em Tóquio e os troféus podem ser entregues pelo próprio imperador. Dura é a rotina dos atletas: às 6 horas da manhã vão para arena (dohyo), onde se aquecem. Depois de 4 horas de treino, almoçam o chankonabe, ensopado de legumes, verduras, carne com osso e macarrão. O lutador pesa, em média, 160 quilos e ingere todo dia nada menos que 16 mil calorias! O combate é simples e não dura mais que 30 segundos. Ganha quem fizer com que o oponente toque qualquer parte do corpo no chão ou saia do ringue. Quando isso acontece, o juiz levanta o braço com uma espécie de leque e declara o vencedor. Importante saber que antes de começar a luta, é espalhado sal no ringue, tempero que limpa a aura, o campo de luz que envolve o ser humano. É tão valioso que foi alvo de muitas guerras entre Roma e Cartago pelo domínio de sua produção e distribuição no mar Mediterrâneo. Depois de vencer os cartagineses, o exército romano salgou as terras do inimigo para que se tornassem estéreis. Mas, afinal, qual o berço da palavra sumô? Há três possíveis lendas. A primeira, como já vimos, diz que o esporte foi inspirado em uma luta de ursos. A segunda, afirma que surgiu de um combate entre deuses Takemikazuchi e Takeminakata, que lutavam pela posse das ilhas japonesas de Izumo. A terceira diz ser uma dança que se ofertava aos deuses pelas colheitas. Em qualquer hipótese, uma coisa é certa: é um esporte muito pesado...

Dinossauro
O cinema popularizou esses monstruosos répteis que levam pavor às crianças e a outras gentes impressionáveis. O berço dessa palavra composta tem duas partes: a primeira dino vem do grego deinós, terrível, medonho e a segunda, sauro que, também em grego, significa lagarto. Logo, dinossauro é, pura e simplesmente, um lagarto medonho. Ouviu bem, Juquinha?