DIARIO NOS BAIRROS » Diversidade e vida noturna pulsante no coração da cidade Bairro da Boa Vista apresenta opções de entretenimento para todos os tipo de público em busca de diversão

Emannuel Bento
emannuel.bento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 26/06/2018 03:00

Nos anos 1980, as batidas eletrônicas que ecoavam da boate Misty, localizada na Rua das Ninfas, dialogavam com a própria identidade da Boa Vista: um bairro moderno e antenado, que acolheu a diversidade com sua vida noturna pulsante. O setlist do DJ residente Tom Azevedo costumava agregar sucessos dos primórdios da eletronic dance music, como Depeche Mode, Pet Shop Boys e New Order, atendendo aos anseios de um nicho ainda restrito naquela época. Performances de dublês de ícones pop e drag queens dividiam a atenção do público com a picape.

Uma das frequentadoras assíduas da Misty era Maria do Céu, que com 18 anos de idade começou a integrar o círculo de amizades de produtores e DJs. Na década seguinte, em 1994, a recifense foi escalada de visitante da casa à empreendedora - quando o local se chamava Doctor Freud. Foi só em 2002 que a boate ganhou o nome que carrega até hoje: Clube Metrópole, um dos empreendimentos que consagra o bairro da Boa Vista como um polo do entretenimento noturno do Recife.

“A Boa Vista sempre teve hábito comercial, mas também noturno. Inclusive, eu digo que esse bairro é coração do Recife, pois tem essa atividade noturna que pulsa na cidade”, conta Maria do Céu, empresária e ativista LGBT de 51 anos. “Gosto muito de pensar o centro urbano como um local que funciona 24 horas, por isso vejo a noite como um local de empregabilidade, fomento à cultura e de possibilidades econômicas”, continua.

Se a música eletrônica deixou de ser uma cultura de nicho para ganhar o grande público, o mesmo aconteceu com a Metrópole no Recife. Os DJs passaram a agregar aos sets vários gêneros da música pop, também dando espaço para funk, brega local e drag queens - foi nessa boate que Pabllo Vittar fez sua primeira apresentação em Pernambuco, antes da fama nacional. Atualmente, o ambiente é composto pela Pista New York, focada em house music, além do Bar Brasil, com foco em músicas nacionais. Também existe uma área ao ar livre com piscina.

O êxito de público do clube, inclusive, tornou a Rua das Ninfas uma espécie de artéria de boates LGBT no Recife. Nela, Maria também inaugurou o Bar do Céu, que funciona em um casarão histórico do começo do século 20, e o Miami Pub, um espaço para a produção de festas menores. “No caso do Bar do Céu, recuperamos toda a casa histórica. Precisamos que mais empreendedores olhem para esses casarões da Boa Vista, eles têm um potencial noturno que pode ser explorado”, diz a empresária.

Como a Metrópole nunca vendeu comida no cardápio, os funcionários sempre sugeriram que o público comprasse aperitivos em um bar que fica ao lado: o Conchittas, que assim se tornou mais um point social do público LGBT na cidade. Outros espaços menores surgiram entre as boates, incluindo barzinhos e pontos de comércio informal. Indo para aquela área nos fins de semana, é possível ver uma multidão até mesmo do lado de fora das casas, transformando a rua em um espaço festivo. “Acredito que conseguimos criar um sentimento de pertencimento com o bairro, a exemplo do respeito que temos com os vizinhos. Isso foi uma coisa que construímos, faz parte de viver urbanamente”, pondera a proprietária.

Bar e contracultura
Há 700 metros, em uma caminhada de 10 minutos pelas ruas do bairro, está outra localidade que integra o circuito noturno da Boa Vista: o Pátio de Santa Cruz. Nele, temos o Lisbela e o Prisioneiro Bar, que aposta em boêmia de rua, com comida de boteco e músicas nostálgicas de discos de vinil.

Dentre os prédios do Pátio, um se destaca pela pintura colorida e psicodélica. O estilo do Edifício Texas nos remete a antiga butique dos Beatles em Londres. A comparação com o quarteto britânico não é à toa: esse é um dos epicentros da contracultura no Recife. Além do bar e apresentações de DJs no térreo, o local comporta shows de bandas independentes, exposições e apresentações teatrais nos andares superiores. Tudo isso com preços populares. Algo parecido tem sido feito no Terra Café, na Rua Monte Castelo, que procura agregar novos nomes da música local.

Continuando o circuito dos botecos, atualmente, o destaque é a Mercearia do Braz. Inaugurada há dois anos em uma casa do século 19 na esquina da Rua Visconde de Goiana. Paulo Braz, nome à frente do empreendimento, define o local como um “boteco que foca em música brasileira de qualidade”. Nas quintas e sexta-feiras o local traz artistas que apresentam sucessos de Cartola e Chico Buarque ao forró de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e Dominguinhos. O evento de maior sucesso é Samba do Braz, realizado todos os sábados. O cardápio comporta pratos regionais como cozido, feijoada, sarapatel, arrumadinho, bode e rabada. Nos drinks, o público pode escolher caipirinhas de diversos sabores. A Mercearia também conta com um mezanino reservado para festas particulares.

“A ideia de empreender nesse local partiu de uma percepção de que a Boa Vista possui uma vocação noturna”, explica Braz, que atua como produtor cultural há 30 anos. “A vida noturna no Recife muda muito, mas um lugar que se mantém é a Boa Vista. Ainda é um local com bares em bom funcionamento, você sai de um e vai para outro. Existe todo um circuito interno dentro do bairro”, opina.

Roteiro

BOATES


Club Metrópole
DJs, shows ao vivo e drinks
Rua das Ninfas, 125

Santo Bar
DJs e drinks.
Rua das Ninfas, 84

Miami Pub
DJs e drinks.
Av. Manoel Borba, 693

MKB - Meu Kaso Bar
DJs, shows ao vivo e drinks.
Rua Corredor do Bpo., 6

MÚSICA AO VIVO

Edifício Texas
Cafeteria da cena alternativa, com centro cultural em andares superiores e exposições.
Rua Rosário da Boa Vista, 163

Terra Café
Música ao vivo com artistas alternativos e independentes. Serve café e bebidas.
Rua Monte Castelo, 102
Telefone: 984212267

Quintal da Boa Vista
Shows de samba e bebidas.
Rua Barão de São Borja, 62

BARES

Conchittas Bar
Música alta, aperitivos e bebidas.
Avenida Manoel Borba, 709
Telefone: 3038-0814

Lisbela e Prisioneiros Bar
Boêmia de rua com noites musicais nostálgicas de discos de vinil e cozinha de boteco
Largo da Santa Cruz, 438.

Bar Restaurante Santa Cruz
Cardápio de refeições e bebidas
Largo da Santa Cruz, 418
Telefone: 3222-1401

Morgana Bar
Rua do Riachuelo

Gregos e Troianos
Aperitivos e drinks
Lojas 05 e 06 305, R. José de Alencar
Telefone: 3223-6354.

Stileto's Bar
R. Joaquim de Brito, 29
Telefone: 3231-0757

Bar Do Vizinho
Tv. Pedro Albuquerque, 1-93

Recanto da Boa Vista
Loja 1 à 4, Av. Manoel Borba, 305
Telefone: 3033-1233

Bar do Nunes
Rua Martins Júnior.
Telefone: 98689-8276

Bar Princesa Isabel
R. Princesa Isabel, s/n.