Correios anuncia concurso para este ano Serão ofertadas vagas para agente (nível médio) e analista (superior). Edital será divulgado em setembro, com contratação já em dezembro

Publicação: 17/04/2024 03:00

Os Correios anunciaram ontem que o concurso público da empresa trará vagas para os cargos de agente e de analista. O primeiro exige nível médio, e o segundo nível superior. O número de vagas ainda será definido, conforme a empresa.

O cargo de analista terá oportunidades para as seguintes especialidades: advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.

Os editais do concurso serão divulgados em setembro. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro deste ano.

No início do mês, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, reforçou, no programa de rádio da EBC, Bom dia, Ministro, que o concurso faz parte de uma das principais metas do ano para a pasta. “Uma das principais metas esse ano é este concurso, que é muito esperado, não só pela população, mas pela empresa também, pela necessidade dela, esse concurso vai sair esse ano”, disse.     

Segundo o cronograma divulgado ontem, até julho, acontece o planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada; em agosto, haverá a contratação da banca; em setembro, será divulgado o edital do certame e, em dezembro, as contratações serão iniciadas.

De acordo com os Correios, o concurso público “é um dos compromissos assumidos pela atual gestão para solucionar a demanda acumulada nos últimos anos por mais profissionais em posições estratégicas da empresa e evitar a sobrecarga de trabalho”.

A quantidade de vagas ainda não foi informada. A necessidade de preenchimento no quadro de funcionários dos Correios é demandada pela Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect).

Em fevereiro, a categoria afirmou ser necessária a realização de um concurso para contratar servidores que possam atender a demanda e garantir serviço de qualidade à população. Diante disso, a diretoria dos Correios encomendou, em fevereiro, a elaboração do cronograma. (Da Redação com Agências)