Governo reconhece estado de calamidade Total de mortes no Rio Grande do Sul era de 78 até o fechamento desta edição. Há ainda 105 desaparecidos. Resgatados já passam de 20 mil

Publicação: 06/05/2024 03:00

O governo federal reconheceu sumariamente o estado de calamidade pública em 265 municípios atingindos pelas chuvas no estado do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem à noite, e facilita o acesso dos entes aos repasses de verbas federais. São quase 850 mil pessoas (844.673) foram impactadas pelas chuvas fortes desde a semana passada.  O boletim da Defesa Civil - divulgado até o fechamento desta edição - indicava  78 mortes confirmadas e pelo menos mais quatro em investigação. O número de feridos é de 175 e há 105 desaparecidos. O número de pessoas ilhadas e que foram resgatadas superou os 20 mil.

A última catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul foi em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram depois da passagem de um ciclone extratropical. Agora, o total de mortes está bem acima do anterior e é considerado por autoridades como o pior desastre climático da história gaúcha.

A Marinha do Brasil resgatou, na manhã de ontem, uma mulher grávida de gêmeos e um bebê. A família foi içada do telhado da casa para o helicóptero. A água já estava bem próxima do alto da residência e foi preciso fazer um corte no teto para que as pessoas tivessem acesso ao telhado.

Em Porto Alegra, em torno de 91,3 mil moradores do bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre, foram orientados a deixar a vizinhança após o transbordamento de um dique causado pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a semana passada. O comunicado foi emitido pelo Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic) da prefeitura da capital gaúcha.

O Ceic orientou os moradores a se dirigirem ao Teatro Renascença, no bairro Menino Deus, onde os desabrigados passam por triagem antes de serem encaminhados para os abrigos temporários. O teatro fica na região centro-sul de Porto Alegre. (Da redação com Agência Brasil)