Presas 21 pessoas ligadas à briga entre as organizadas Uma operação da Polícia Civil de Pernambuco levou à prisão alguns dos envolvidos no tumulto ocorrido antes do jogo Sport X Santa Cruz em fevereiro

MARÍLIA PARENTE

Publicação: 28/03/2025 03:00

Os 18 envolvidos maiores de idade foram para o Cotel (DIVULGAÇÃO/ PCPE)
Os 18 envolvidos maiores de idade foram para o Cotel
Doze integrantes da Torcida Jovem do Leão, a principal organizada do Sport, e nove componentes da Explosão Inferno Coral, do Santa Cruz, foram presos pelos confrontos registrados entre as torcidas no dia 1º de fevereiro, antes do Clássico das Multidões. As prisões ocorreram no âmbito da Operação Contra Pista, deflagrada ontem, e foram efetuadas nas cidades de Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Olinda, Ipojuca, Paulista e Igarassu. Um dos envolvidos foi capturado em Fortaleza, capital do Ceará.

Ao todo, a operação, vinculada ao Comando de Operações e Recursos Especiais (Core) cumpriu 42 mandados de prisão, 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, três de internação provisória de menores, além do sequestro de bens. As informações foram confirmadas pelo delegado Raul Junges, titular da Delegacia de Polícia de Repressão à Intolerância Esportiva (DPRIE), durante coletiva de imprensa realizada na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS).

“As imagens enviadas pela população foram fundamentais no processo de investigação e a gente agradece a todos que estão nos ajudando. Quem tiver quaisquer informações que possam nos ajudar, pode entrar em contato conosco pelas redes sociais e pelos telefones da Polícia Civil. Até o momento, já foram 45 pessoas e quatro veículos identificados”, destacou Junges.

FUGA
Segundo o delegado, a polícia trabalha com a informação de que alguns alvos da operação fugiram para outros estados do país, a exemplo do homem detido em Fortaleza. “Esse indivíduo que estava causando tumulto aqui também praticou atos de violência lá”. De acordo com Junges, um dos três envolvidos no estupro do presidente da Torcida Jovem do Leão, João Victor Soares da Silva, já foi preso. “Um segundo homem já foi identificado e estamos trabalhando na identificação do terceiro”, afirma.

Os indivíduos presos pela operação foram encaminhados ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel) e estão à disposição da Justiça. Já os três adolescentes apreendidos estão na Unidade de Atendimento Inicial (Uniai), subordinada à Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco (Funase).