CNA garante que consumo é seguro

Publicação: 17/05/2025 03:00

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, divulgou ontem vídeo sobre a gripe aviária para tranquilizar a população brasileira sobre o vírus. No vídeo, Lucchi ressalta que “a população pode ficar tranquila que o consumo (da carne de frango ou ovos) não transmite a gripe aviária”.

“A contaminação não se dá através dos alimentos, mas apenas a pessoas diretamente ligadas ao processo produtivo, manejando os animais”, disse ele. Lucchi elogiou também a “segurança e robustez” do serviço veterinário oficial do Brasil, gerido pelo Ministério da Agricultura. “O Brasil já faz monitoramento do vírus da gripe aviária de longa data”, prosseguiu.

Desta forma, a CNA “reafirma o compromisso do serviço veterinário oficial por meio do Ministério da Agricultura, de dar total transparência e agilidade nas respostas”. A pasta, segundo Lucchi, já tem feito um trabalho de “compartimentalização do problema”, no qual se isola a área com foco de gripe aviária, com abate de todos os animais da granja.

“Assim, a CNA recomenda aos produtores rurais e aos agricultores principalmente, que reforcem todas as suas medidas de biossegurança já alertadas pela CNA”, disse. (AFP)