INSS devolve descontos do mês de abril A partir de segunda-feira (26), os beneficiários que chegaram a ser descontados antes do escândalo das fraudes vão ser ressarcidos dos valores indevidos

Publicação: 24/05/2025 03:00

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai reembolsar, a partir da próxima segunda-feira (26), R$ 292 milhões a aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidade associativa na folha de pagamentos de abril. Com a suspensão de todos os pagamentos periódicos, geralmente destinados à associações, sindicatos e planos de saúde, desde o mês passado, o INSS reteve o montante, que será repassado junto ao pagamento regular do benefício, entre 26 de maio e 6 de junho, sem que a pessoa precise solicitar.

A devolução segue a ordem do valor do benefício, igual ou acima de um salário mínimo - R$ 1.518, e do último algarismo do Número de Benefício (NB) – sem considerar o dígito verificador. Assim, quem ganha até um salário mínimo e tem o último número do NB 1, recebe dia 26; enquanto aqueles que têm o último número do NB 2, recebem 27 de maio, e assim sucessivamente.

Já para quem ganha mais do que um salário mínimo, os pagamentos começam dia 2 de junho, para pessoas com o dígitos 1 e 6 no final do NB, seguindo a ordem até acabarem os pagamentos.

DÉBITOS
Caso o beneficiário queira contestar débitos não-autorizados de mensalidades associativas antigas, é preciso informar pelo aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135. A central de atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O órgão aciona a entidade para que comprove a autorização com documentos ou informações. O valor será ressarcido pelo mesmo meio dos pagamentos regulares - conta bancária ou cartão magnético.

Na próxima sexta-feira (30), os cidadãos poderão também realizar consultas de débitos irregulares junto a 4.730 agências próprias dos Correios localizadas em todo o Brasil.