TARIFAÇO » Carta de Alckmin fala em indignação

Publicação: 17/07/2025 03:00

O governo brasileiro comunicou, ontem,  que já enviou uma carta à Casa Branca, sede do Governo dos Estados Unidos (EUA), cobrando respostas para avançar nas negociações no âmbito da imposição de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras.

A carta, enviada na terça-feira (15), foi assinada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O texto é endereçado ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer.

A mensagem é dividida em cinco termos. Em um deles, o governo brasileiro manifesta “indignação” com o anúncio das tarifas unilaterais. Também ontem,  Alckmin; e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre; e da Câmara, Hugo Motta divulgaram um vídeo em que defendem a atuação conjunta do governo e Congresso na reversão das tarifas.

“Quero registrar ao presidente Geraldo Alckmin e também ao presidente Lula que o Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais”, disse Alcolumbre. Estamos prontos para estar na retaguarda do Poder Executivo, para que o Brasil possa sair mais forte desta crise”, falou Motta. Segundo o deputado, o Brasil não pode aceitar “decisões externas que venham a interferir” na soberania do País. (Estadão Conteúdo)