Tarifaço de Trump leva governadores a Brasília
O encontro, marcado para hoje, tem o objetivo de ouvir os representantes dos estados nordestinos sobre a pauta de reivindicações na véspera do tarifaço
THATIANY LUCENA
Publicação: 05/08/2025 03:00
Às vésperas da entrada em vigor do tarifaço determinado pelo presidente americano, Donald Trump, contra os produtos brasileiros,, os governadores do Nordeste levarão ao Governo Federal soluções para amenizar os impactos da sobretaxação na região. Na manhã de hoje, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e de outros estados participam de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS). O encontro do chamado “Conselhão”, em Brasília, será com o vice-presidente, Geraldo Alckmin, e com o presidente Lula.
À tarde, os governadores também participam de assembleia do Consórcio Nordeste. Até o momento, a assessoria do governo do estado não confirmou a participação de Raquel nesta agenda. Entre as principais pautas do estado, estão a criação de uma linha de crédito para os setores impactados e a compra, pelo estado, de frutas não exportadas para uso na merenda escolar. Para essa aquisição acontecer, é preciso de um instrumento legal que autorize a gestão a fazer essa aquisição, sem ter que realizar uma licitação.
Ontem, representantes da das federações de indústria da região se reuniram para tratar sobre as principais reivindicações do Nordeste em torno do tarifaço. Na lista, está a tentativa de uma prorrogação do início da aplicação da sobretaxação, aumentando assim o tempo de diálogo. Outra questão defendida pelo setor é a não aplicação da reciprocidade sobre os produtos americanos ao Brasil, medida que poderia gerar outros impactos no país. O setor também reivindica ajuda por meio de empréstimos para as indústrias que serão impactadas, mas as diretrizes para as linhas de crédito, segundo o setor, só serão definidas após o início do tarifaço, amanhã.