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tatiana nascimento
tatiananascimento.pe@dabr.com.br

Publicação: 08/02/2014 03:00

Deboche 1 x 0 Preconceito

Começou a Olimpíada de Inverno. Muita neve, muito gelo, muito frio. Neste ano, o palco é a cidade de Sochi, na Rússia. Terra de Vladimir Putin, o “czar” que se acha a última vodca do deserto, adora postar fotos sendo machão e sancionou em 2013 uma lei que pune com prisão quem fizer “propaganda gay”. Pois uma cervejaria escocesa resolveu “homenagear” Putin de uma maneira muito criativa.

A BrewDog lançou a cerveja Hello, my name is Vladimir. O rótulo é todo estiloso, remetendo às obras de Andy Warhol e caprichando no pink, e também traz a frase not for gays (não é para gays). O deboche não ficou restrito ao rótulo, felizmente. Eles também fizeram uma série de fotos para divulgar a marca. Fotos bem “macho man”, mas que lembram o Village People.

O deboche continua online. “Eu sou uma cerveja para os homens ‘uber’ héteros, que andam a cavalo sem camisa, carregando facas. Eu sou uma cerveja para marcar os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014. Mas eu não sou para gays. Gosta de homens corpulentos lutando judô? Então está cerveja é para você!”, diz o anúncio na página da BrewDog na internet (www.brewdog.com/product/hello-my-name-is-vladimir).

Também no site, a BrewDog destaca que 50% de todos os lucros com a venda da Hello, my name is Vladimir serão doados diretamente a instituições de caridade que representam minorias oprimidas. Sim, é uma cerveja de verdade, com gosto de cerveja. Vem na versão long neck (330 ml). Cada garrafa custa 2,89 libras (R$ 11,30). Caro? Pode ser. Mas acho que é porque a libra é cara mesmo, não?

Segundo os diretores da cervejaria, uma edição limitada foi enviada diretamente a Putin. “Nós ouvimos dizer que ela melhora o desempenho sexual”. Será que o todo-poderoso vai beber a cerveja-protesto lá no Kremlin enquanto estiver assistindo às disputas da Olimpíada? Se eu fosse ele, aproveitaria a iniciativa dos escoceses para rever os conceitos e abriria a cabeça. Preconceito – seja ele contra o que for – não está com nada.

Tirando onda

Achei a ideia da cervejaria escocesa genial. A internet é realmente um terreno fértil para o deboche e as brincadeiras. Sejam elas contra personalidades ou contra outros produtos. Vocês lembram quando a Sony divulgou o preço do videogame Playstation 4 no Brasil (R$ 3.999)? Foi uma chiadeira só por parte dos usuários. Mas as empresas não ficaram atrás. Elas não chiaram, claro. Tiraram onda. Até as que não tinham a ver com tecnologia.

O Banco do Brasil aproveitou a chance para fazer propaganda do seu crediário. Disse que, com a grana do videogame daria para fazer outras coisas, como comprar uma TV de Led 3D, viajar, reformar a casa. O Ponto Frio fez a brincadeira no Twitter, lembrando que com menos de R$ 4 mil daria para comprar “1 fogão + 1 geladeira + 1 TV + 1 celular + 1 notebook + 1 árvore de Natal”