Site para receber queixas de saúde AMB lançou o projeto Caixa-Preta para que o usuário reclame dos planos de saúde ou do serviço público

ROSA FALCÃO
rosafalcao.pe@dabr.com.br

Publicação: 13/03/2014 03:00

Atendimento mapeado (GILSON TEIXEIRA/OIMP/D.A PRESS)
Atendimento mapeado
Falta médico no posto de saúde. Não existe leito para cirurgia. O plano de saúde nega um procedimento de urgência. O hospital exige caução para internar o paciente. Não fique calado. A partir de hoje a população tem um canal aberto para fazer denúncias sobre as dificuldades de assistência médica no Sistema Único de Saúde (SUS) e no sistema privado. Trata-se do projeto Caixa-Preta da Saúde lançado ontem pela Associação Médica Brasileira (AMB). Basta acessar o site http://www.caixapretadasaude.org.br/ ou as redes sociais da AMB ( Facebook e Twitter) e colocar a boca no trombone.

A ideia da entidade médica é mapear o Brasil com cruzes pretas denunciando os locais onde surgem as reclamações do usuário de saúde sobre a falta de atendimento. Com o banco de dados montado, o próximo passo é cobrar soluções dos gestores públicos. Ao lançar o projeto, o diretor-presidente da AMB, Florentino Cabral, destacou que há muito tempo a entidade denuncia os problemas de acesso à saúde pública e à suplementar e não encontra eco no governo.

“A população fica angustiada com a espera por uma consulta básica, um simples exame e uma cirurgia. Alguns morrem sem assistência médica”, critica. Segundo ele, com a disponibilização do site, o próprio usuário vai relatar o seu problema. Ele orienta, se possível, a documentar as denúncias com vídeos e fotos.

Florentino aponta os mais graves poblemas da saúde pública: o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS), a má gestão administrativa-financeira e a corrupção. No sistema privado, ele considera o principal gargalo a ineficiência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na regulação dos planos de saúde. “Se os três atores (operadoras, prestadores e usuários) estão insatisfeitos, algo está errado no sistema”.