Chocolate além do peso e do formato Valor cobrado pelo ovo varia desde o modelo, tipo de doce, recheio e até se tem brindes

MIRELLA FALCÃO
mirellafalcao.pe@dabr.com.br

Publicação: 17/04/2014 03:00

Na hora de pesquisar os preços entre os ovos de Páscoa, não basta comparar apenas os modelos pelo tamanho. Uma pesquisa realizada pelo Diario identificou que, apesar do “número” ser o mesmo, o produto pode vir com uma quantidade de chocolate até 17% menor. Os formatos diferentes para os ovos também encarecem o produto. Por exemplo, se ele tem o desenho de um coração chega a custar até 70% mais que a forma oval tradicional. Os modelos com brinquedos também costumam ter gramatura menor, de maneira que o valor cobrado pela quantidade de chocolate sai até quatro vezes mais caro que um produto sem o brinde.

Mesmo tamanho, pesos diferentes. Vale ressaltar que o número que consta nas embalagens tem a ver apenas com a altura do ovo. Mas a quantidade de chocolate pode variar, como por exemplo os das marcas Sonho de Valsa e Diamante Negro. Os dois são fabricados pela mesma indústria, mas tem uma diferença de 10 gramas de um para o outro. O que tem mais chocolate, curiosamente, pode ser adquirido por um valor menor.

Outra “pegadinha” identificada pela pesquisa é que o peso por grama varia ainda nos modelos de mesma marca e fabricante, caso do Nestlé Especialidades. O consumidor paga mais caro pelo chocolate ao comprar o de tamanho menor. E quando esse ovo ganha um formato distinto da tradicional forma oval, o preço pelo doce é até 70% superior, como é o caso do Serenata de Amor de coração.

Mas nada supera a diferença entre o custo por peso dos ovos infantis com briquedinhos. O da Barbie que vem com a bolsa, por exemplo, chega a custar R$ 0,29 por grama do doce, quando a relação nos modelos sem o brinde pode ser de R$ 0,06. A comparação entre os preços cobrados entre supermercados e lojas de departamentos também surpreendeu. O valor do modelo Sonho de Valsa 20 variou entre R$ 24,98 e R$ 34,99, o que representa uma diferença de 40% entre as lojas.