Talento industrial As profissões técnicas para ingressar no ramo fabril vão além do trabalho pesado, como mostra nova cartilha do Senai

ANA PAULA LISBOA
economia.df@dabr.com.br

Publicação: 01/09/2014 03:00

Vinicius Rodrigues, 20 anos, é aluno do curso técnico em jardinagem e paisagismo (MARCELO FERREIRA/CB/D.A PRESS)
Vinicius Rodrigues, 20 anos, é aluno do curso técnico em jardinagem e paisagismo

Quem pensa na indústria logo se lembra de atividades ligadas a máquinas pesadas. No entanto, o cardápio de profissões técnicas para trabalhar no ramo é extenso e tem crescido com a demanda por profissionais especializados em novas áreas. Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lança a cartilha Escolha Profissões da Indústria, um guia de cursos de capacitação para 48 funções. A publicação é voltada para quem vai escolher a carreira ou se especializar.

As profissões contemplam os setores de tecnologias de manufatura e engenharias, construção e edificações, transporte e logística, moda e criatividade, tecnologias da informação e comunicação e serviços. Para cada função, há descrições sobre atividades, conhecimentos exigidos e locais de trabalho. As vantagens do ensino técnico são o ingresso rápido no mercado e a oferta salarial. Especialistas avaliam que o aluno de curso técnico forma-se com uma profissão. Na indústria, a média salarial é de R$ 2 mil em início de carreira e de R$ 6 mil com 10 anos de atuação.

Vinicius Rodrigues, 20 anos, é aluno do curso técnico de jardinagem e paisagismo no Senai e optou por esse tipo de formação para adquirir conhecimentos em construção civil antes de fazer faculdade na área. “O curso aborda hidráulica, alvenaria, elétrica, pavimentação e engloba todas as experiências que eu procurava”, conta. Ele teve oportunidade de fazer trabalhos particulares com paisagismo, mas percebeu que grandes construtoras estão à procura de profissionais. “Uma vez, fui atrás de uma empresa da área apenas para conhecer, e reclamaram da falta de mão de obra e até me ofereceram um emprego.”