Mercado de franquias segue em alta Faturamento de redes franqueadas, no país, chegou a marca de R$ 240,6 bilhões, com a geração de 1,7 milhão de empregos em 2023

Thatiany Lucena

Publicação: 29/04/2024 03:00

O mercado de franquias segue alcançando resultados positivos no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento das empresas do setor, no país, atingiu R$ 240,6 bilhões em 2023, valor que representa um crescimento de 13,8% em relação aos resultados de 2022. Em comparação a 2019, na pré-pandemia, o aumento foi de 28,9%.

O levantamento mostra ainda que o número de redes chegou a 3.311, crescimento de 7,6% em relação a 2022; e o número de empregos diretos gerados atingiu 1,7 milhão, uma alta de 7,1% em comparação ao ano anterior. Já o número de operações de franquias totalizou 195,8 mil, 7,8% superior a 2022.

Entre as áreas de maior crescimento, segundo a ABF, a de Alimentação se destaca, com alta de 17,9%, impulsionada pela forte retomada da vida social da população e das vendas por delivery após a pandemia de Covid-19.

Já os setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar aparecem em seguida, com crescimento de 17,5%, justificado pelo bom desempenho dos segmentos de clínicas de estética, odontologia, óticas e farmácias.

A terceira área com maior crescimento ficou com Hotelaria e Turismo (16,4%), beneficiada pela forte retomada das viagens e eventos.

Seguindo a tendência, a empresária Georgina Carneiro passou por uma transição de carreira quando decidiu empreender, após construir uma história de 20 anos no ramo de seguros. “Escolhi empreender em algo que me atendesse. Na época, eu viajava muito e tinha a necessidade de rapidez e praticidade, então, em uma conversa com a minha sócia, a Fast Escova caiu como uma luva para a gente”, conta.

Em junho de 2023, a recifense lançou a primeira unidade da franquia de salão Fast Escova, no bairro do Espinheiro. Neste mês, ela abriu a segunda loja, agora em Casa Forte. O investimento inicial para se tornar uma franqueada da marca foi de R$ 400 mil, gerando cerca de 20 empregos diretos.

A expectativa é de obter o faturamento de R$ 100 mil em cada unidade, no período de aproximadamente 10 meses. “A nova unidade deve ser lançada nos próximos três meses, em Piedade”, antecipa a empresária recifense.

A franquia de salão de beleza está presente em todo o país, com 180 lojas.

Ainda de acordo com dados da ABF, o segmento de Limpeza e Conservação, no qual estão inseridas as franquias de lavanderias, obteve crescimento de 13,5% em 2023, quando comparado ao ano anterior. Foi nessa área que o gerente de controladoria, Rodolpho Lima, que vive em Maceió, decidiu investir na capital pernambucana.

Ele é sócio de uma franquia do tipo self-service de lavanderia, que começou a virar tendência no Recife. A sua unidade da franquia Aquamagic foi aberta em dezembro de 2023, nos Aflitos. “Vimos que apesar de já ter muitas, ainda é um mercado novo, de mudança de comportamento e acreditamos muito em seu crescimento. Além disso, por ser automatizado, demanda menor dedicação e é um negócio de fácil replicação”, afirma.

Rodolpho destaca que o faturamento da franquia vem crescendo nos últimos meses e está bem alinhado ao que foi apresentado pela franqueadora. Além disso, o público da operação é recorrente e, todo mês, ele registra aumento no número de clientes.

“Também faz parte de nosso planejamento ampliar a unidade que já está operando e, no curto prazo, abrir outras unidades”, aposta, reforçando ainda que investir no modelo de franquia tem a vantagem de ser algo já testado.