De segunda mão, mas com estilo
Adesão ao consumo consciente estimula o crescimento dos brechós. Pesquisa aponta incremento de 129% do setor apenas no estado
Palloma Viana
pallomaviana.pe@dabr.com.br
Publicação: 19/10/2014 03:00
![]() |
Segundo pesquisa do Sebrae-DF, o número de empresas no segmento cresceu 210% nos últimos cinco anos no país. Só em Pernambuco, os negócios aumentaram 129% chegando a 220 lojas que vendem os artigos usados, em 2007 eram apenas 96.
A coordenadora nacional de varejo da moda do Sebrae, Wilsa Sette, orienta que, para obter sucesso, o empreendedor deve conhecer com propriedade o segmento, fazer um plano de negócios e escolher uma boa localização. De acordo com informações coletadas junto ao Sebrae, ainda há espaço para o setor, já que são 11 mil das 700 mil pequenas empresas do mercado de vestuário e acessórios no país.
Dona Quitinha é um exemplo de brechó de sucesso. Há 11 anos e meio no mercado, o local comercializa roupas e acessórios femininos, masculinos e infantis usadas. O seu diferencial é a oficina de costura para ajustar as roupas aos gostos dos clientes. “Por serem peças únicas, surgiu a necessidade de fazer reformas. Hoje, a oficina faz roupa sob medida. Com o brechó, já cheguei a lucrar 100% do valor”, afirma a proprietária Wanbeci Brito.
Investir em uma boa curadoria também é outro detalhe que o empreendedor deve observar antes de entrar na área. Para Wilsa Sette, a imagem do brechó depende dos produtos que os clientes vão encontrar. “É preciso olhar minuciosamente para o bom estado dos produtos. Analisar se está sujo, mal conservado ou rasgado”.
Brechós virtuais
No ar há seis meses, a página do Facebook Breshop já reúne mais de cinco mil curtidas. Ele foi idealizado pelas amigas Clara Ribeiro e Priscila Akemi, que moram em São Paulo e já frequentavam grupos de troca/venda de roupas usadas. “O Facebook é ideal para propagar entre o público jovem e áreas fora de São Paulo (com frete fixo). A loja fatura em média R$ 1 mil, mas trabalhamos fora e vamos expandir em breve o negócio para ser mais rentável”, ressalta Clara Ribeiro.
A empresária Rochelle Vieira Tude decidiu há um ano e seis meses criar uma conta no Instagram com o nome Peças de Luxo para se desfazer das suas bolsas de grife. Hoje, o perfil soma mais de 15 mil seguidores e conta com mais de 250 fornecedoras de acessórios de luxo seminovos e originais. “As peças chegam a ser 70% mais baratas do que nas lojas. Posto de 30 a 40 vezes por dia”, enfatiza. Há quase um ano, ela criou o serviço e-commerce do Peças de Luxo com todas as peças catalogadas e pagamento via cartão de crédito.
Saiba mais
10 dicas para melhorar a gestão do seu brechó:
1– Segmentar
O posicionamento pela segmentação (linha de produtos, estilo, público, luxo etc) permite que você se diferencie, conheça melhor o perfil de seu cliente (atitudes, preferências, hábitos, costumes, relações sociais), incremente seus esforços de marketing e ofereça um atendimento distinto.
2 – Fazer uma boa curadoria das peças
Selecionar peças de qualidade, em bom estado de conservação, limpas, com estilo, que possam compor looks interessantes e sem defeitos são alguns cuidados que se deve ter ao comprar o estoque.
3 – Organize os produtos em sua loja
Exponha os produtos por categorias: roupas de verão, roupas de inverno, jeans, sapatos, tênis, acessórios, cores, estilos etc. Separar os tipos de produtos facilita o cliente encontrar e escolher o que deseja comprar.
4 – Higienize seus produtos
Trabalhar com peças usadas requer cuidados que podem ir de uma limpeza básica até lavagem e higienização do produto. As roupas usadas geralmente estão guardadas há muito tempo e podem conter fungos.
5 – Os produtos devem possuir etiqueta de preço
A etiqueta de preço deve ser legível, em tamanho proporcional, que permita fácil leitura e não chame mais atenção do que o produto. Quando o produto estiver exposto na vitrine, coloque a etiqueta de preço à direita da visão do cliente.
6 – Ofereça várias formas de pagamento
Procure oferecer mais de uma forma de pagamento (à vista, cartão de crédito/débito ou cheque) ao cliente e evite perder uma venda. Coloque em local visível um aviso com as formas de pagamento aceitas.
7 – Tenha uma estratégia de marketing
Promover eventos, como desfiles e comemoração de aniversário, são algumas sugestões para movimentar seu brechó e atrair mais clientes. Estar presente nas redes sociais é uma boa opção para ganhar visibilidade.
8 – Tenha um bom relacionamento com os fornecedores
Os fornecedores de brechós geralmente são pessoas físicas, por isto é importante ter uma boa rede de contatos para adquirir mercadorias. No início, procure trabalhar com consignação. Você vai oferecer mais opções aos seus clientes.
9 – Faça a gestão do seu estoque
Geralmente, os brechós trabalham com um estoque muito grande, itens muito variados e exclusivos. Isto dificulta o controle das mercadorias que entram e saem. Ter um sistema para controlar o estoque é fundamental.
10 – Renove seu estoque
A customização de peças é uma ótima opção para renovar o visual de seu estoque. Dar uma cara nova às roupas usadas é um costume cada vez mais utilizado por quem é adepto do consumo sustentável.