Conhecimento explorado

Publicação: 02/11/2014 03:00

A Maritime Robotics utiliza soluções inovadoras para sistemas não tripulados (AUGUSTO FREITAS/DP/D.A PRESS)
A Maritime Robotics utiliza soluções inovadoras para sistemas não tripulados
No que depender das parcerias com empresas e centros de ensino que o governo norueguês oferece e deseja expandir, o Brasil terá avanços sólidos para explorar todo o potencial mercadológico que a Petrobras projeta com a exploração da camada do pré-sal. No entanto, absorver o conhecimento estrangeiro está diretamente ligado a uma reformulação e investimentos pesados, como os realizados na Noruega, hoje o 14º maior produtor mundial de petróleo com 1,92 milhão de barris/dia.

 Bergen é a segunda maior cidade do país escandinavo, com cerca de 272 mil habitantes, e possui o título de cidade mais chuvosa da Europa (chove quase todos os dias do ano). Cercada de montanhas e fiordes tem amplo potencial de companhias de engenharia naval, principalmente na construção de plataformas de exploração de petróleo. É também um modelo de ensino a partir da Bergen University College.

A universidade tem seis departamentos em cursos de engenharia naval, com mais de dois mil alunos, e desde 2009 faz parcerias com o Brasil. Muitos estudantes procuram aprender o que há de melhor com em pesquisa, inovação e exploração em águas profundas. Nos últimos cinco anos, 105 brasileiros ingressaram na universidade para intercâmbio. A Noruega enviou 80 estudantes ao Brasil .

O interesse se justifica. Em Bergen, há outro cluster de P&G, onde estão incubadas companhias como o Coast Center Base, a NCE Subsea e a OneSubsea. Há ainda programas de pesquisa, como o Underwater Technology Conference e seis departamentos de engenharia marítima da Bergen University College. Os noruegueses, que estão 50 anos à frente, têm muito a ensinar.

O repórter viajou à convite da Innovation Norway

Cidades com forte atuação na indústria petrolífera – Trondheim (um dos polos de P&G nas áreas de petróleo e tecnologia), Ålesund (núcleo marítimo e construção naval) e Bergen (instalações do centro de excelência tecnológica em subsea com a presença das principais instituições e empresas do setor através de um cluster marítimo)

Fonte: Instituto Nacional de Estatísticas – Ministérios dos Negócios Estrangeiros da Noruega

Ep (equivalentes de petróleo)

Sm³ (metro cúbico padrão)

1 USD (dólar) = 6,17 NOK (em janeiro de 2014)

NOK (coroa norueguesa)

Alguns dados são referentes entres os anos de 2012 e 2014