Em 2015, Buenos Aires será logo ali TAM vai passar a oferecer um voo direto, sem escala, entre o Recife e a Argentina. Empresa diz que tarifas serão competitivas

Publicação: 29/11/2014 03:00

Presidente da companhia, Cláudia Sender, assinou ontem um protocolo de intenções (Paulo Sergio Sales/SEI)
Presidente da companhia, Cláudia Sender, assinou ontem um protocolo de intenções
Está planejando uma viagem internacional para 2015? A Argentina pode ser um destino mais acessível. A partir de janeiro, a TAM irá oferecer um voo semanal sem escalas saindo da capital pernambucana com destino a Buenos Aires. O valor da tarifa ainda não foi anunciado mas, segundo a presidente da companhia, Cláudia Sender, a ideia é que os valores sejam competitivos. Ontem, o governador do estado, João Lyra Neto, assinou um protocolo de intenções com a executiva para realização da nova rota.

Para iniciar a operação, a companhia solicitou uma desoneração ou redução da tarifa de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). “Na totalidade dos estados onde o convênio de desoneração ou de redução da carga tributária foi assinado, conseguimos manter ou até aumentar a arrecadação para o governo através do aumento no abastecimento, assim como no fluxo de passageiros”, disse a presidente da TAM.

De acordo com João Lyra Neto, os ajustes devem ser realizados até o dia 15 de janeiro. “A empresa e a Secretaria da Fazenda irão definir os últimos detalhes até 15 de janeiro. Este mês estaremos encerrando a negociação para que possamos escrever no relatório de transição da gestão”, afirmou o governador.

A expectativa é de que o trecho seja operado em uma aeronave com capacidade para 174 passageiros. Sem escalas, a rota deve ter duração de cinco horas. Sendo assim, o voo deverá decolar aos sábados, com saída do Recife às 15h10 e chegada no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires, às 20h30 (horário local). O retorno será sempre aos domingos, com saída às 2h40 do aeroporto argentino e chegada ao Recife às 7h50 (horário local).

A nova rota deve aumentar o fluxo turístico no estado. Segundo o presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Bruno Herbert, o mercado argentino é o maior emissor de turistas internacionais para o estado. “A crise econômica argentina não afetou a vinda desses visitantes. Além disso, Pernambuco tem um grande potencial, já que o que eles desejam é  sol e mar, que é o nosso maior atrativo”, disse.

Os voos entre Recife e Buenos Aires são realizados com conexão em São Paulo ou Rio de Janeiro. Com início da operação da rota Recife-Buenos Aires, Pernambuco passará a contar com cinco voos diretos para destinos internacionais.