Noite de festa e reconhecimento Diario promoveu a 12ª edição do Orgulho de Pernambuco. Foram entregues 21 troféus a empresas, instituições e personalidades

Publicação: 10/12/2014 03:00

Joezil Barros reforçou a importância de destacar aqueles que vêm elevando o nome de Pernambuco (ROBERTO RAMOS/DP/D.A PRESS)
Joezil Barros reforçou a importância de destacar aqueles que vêm elevando o nome de Pernambuco
Pelo 12º ano consecutivo, o Diario de Pernambuco homenageou personalidades, empresas e instituições de diversos setores da sociedade que vêm contribuindo para o desenvolvimento do estado. A cerimônia, que foi realizada ontem à noite, na Arcádia do Paço Alfândega, destacou as belezas naturais e a riqueza cultural do estado, trazendo o tema Pernambuco: uma viagem do Litoral ao Sertão.

O apresentador da TV Clube/Record Flávio Barra foi quem apresentou a premiação deste ano, chamando o presidente dos Diários Associados no Nordeste, Joezil Barros, para fazer a saudação aos presentes ao evento. Em sua fala, Joezil destacou a importância deste prêmio estar alcançando sua 12ª edição, sempre reforçando a importância de destacar aqueles que vêm elevando o nome de Pernambuco no cenário nacional e internacional.

Após as palavras de Joezil, coube ao poeta Antônio Marinho, um dos expoentes da nova safra artística do estado, abrir a viagem por Pernambuco, através de versos que lembravam o dia a dia dos pernambucanos, seja ele morador da capital, do Litoral, da Zona da Mata, do Agreste ou do Sertão. “Você vai começar a viagem do Sertão da estiagem às margens do oceano”, declamou Marinho, que teve seus versos acompanhados pelas imagens dos fotógrafos do Diario de Pernambuco, retratando paisagens e elementos da cultura do estado.

Regiões

Em cada bloco de apresentação de Marinho, o poeta enfatizava aspectos marcantes de cada região do estado. No Sertão, onde a “viagem” foi iniciada, foram exaltadas a figura do vaqueiro e elementos como a seca, a cachaça e a rapadura, tão presentes no cotidiano do sertanejo. Em sua passagem pelo Agreste, as rendas de Pesqueira, pífanos de Caruaru, o Alto do Moura e os Papangus de Bezerros foram ressaltados nos versos de Marinho. Já as praias foram destacadas, juntamente com a tradição do maracatu, quando os poemas “viajavam” pelo Litoral Norte e Sul, lembrando também da cultura da Zona da Mata. Na última parada, Recife, Olinda e o paraíso de Fernando de Noronha. A capital e sua vizinha tiveram evidenciadas seu carnaval, sua rica cultura e as igrejas seculares.

Entre as apresentações houve a entrega do Troféu Orgulho de Pernambuco aos 21 homenageados. Subiram ao palco para entregar a premiação, representando os Diários Associados, Joezil Barros, presidente; Alano Vaz, diretor de Marketing e Comercialização; Alex Martins, diretor de Operações; Geraldo Ricarte, diretor da TV Clube; Welder Catani, superintendente Comercial; além do publicitário Giovanni Scandura.