Yasmin Freitas
ESPECIAL PARA O DIARIO
yasminfreitas.pe@dabr.com.br
Publicação: 04/10/2015 03:00
Quem vê a doceria Simone Barros crescer firme e forte na Região Metropolitana do Recife (RMR) com cinco lojas em funcionamento – a mais recente, em Casa Forte, inaugurada em julho – nem imagina que o negócio começou de forma despretensiosa no ano de 2001. Antes pastelaria e com a produção de doces em paralelo, a ideia cresceu tanto que precisou encontrar um espaço maior para chamar de seu. Assim nasceu o primeiro estabelecimento de Simone, em Bairro Novo, Olinda. Hoje, a empresária comercializa doces, salgados, tortas e crepes seja para os que querem fazer uma pausa para tomar um cafezinho ou preferem encomendar os itens para uma festa, que pode ser desde um evento executivo até um casamento ou aniversário.
No início, Simone estudava e pesquisava sozinha para elaborar os produtos. Com o tempo, profissionalizou-se mais, buscando cursos e qualificações. “Também viajo para saber sobre as tendências do mercado tanto no que diz respeito ao maquinário da empresa quanto à criação dos produtos”, revela. E por falar em criação, é com a ajuda da filha Eduarda, gastrônoma, que são pensados todos os doces, tortas e salgados da marca. “Estamos sempre nos atualizando, na semana passada, por exemplo, lançamos quatro novos tipos de doce”, comenta a gastrônoma. E não é só a filha Eduarda que faz parte da empresa. Estritamente familiar, a marca Simone Barros conta com participação do esposo da doceira, de outra filha, da irmã e do cunhado. “Acredito que seja justamente a força dessa união que nos transforma em algo que dá certo”, opina Simone.
Valorização
Entre as políticas da marca está o trabalho cooperativo e a valorização dos ingredientes da terra no preparo dos alimentos. “Aqui todo mundo faz um pouco de tudo. Não é porque existem hierarquias que eu não posso limpar a mesa ou fritar salgados. Quando há uma sobrecarga, todo mundo participa”, explica Sheila, irmã da empresária. “Claro que também temos doces feitos com chocolate belga, por exemplo, porque existe demanda e não podemos ficar para trás, mas nas nossas receitas procuramos explorar os ingredientes locais, como a goiaba”, relata.
A última loja foi inaugurada em julho, mas a cabeça já ferve com novas ideias. Uma delas é a criação de pratos no modelo executivo para o horário de almoço, que ficará em teste na unidade de Bairro Novo e deve ser posta em prática a partir deste mês. “A ideia é pensar em algumas refeições gourmet, mas com um preço ainda acessível”, relata Eduarda Barros. Outro plano é criar lojas menores para franquia.
Perfil
Doceria Simone Barros
2001
Fundação
5
Unidades
85
Funcionários
12 mil
Venda de doces
(final de semana)