Arco-Mix chega a 35 anos com planos de expansão Rede pernambucana tem 17 lojas de varejo, centro de distribuição e duas unidades de atacado

THATIANA PIMENTEL
thatianapimentel.pe@dabr.com.br

Publicação: 10/10/2016 03:00

Grupo prevê crescimento de 5% neste ano e aposta que índice chegue a 8% em 2017 (Marcela Cintra/Esp. DP)
Grupo prevê crescimento de 5% neste ano e aposta que índice chegue a 8% em 2017

Pernambucana e familiar, a rede Arco-Mix, antiga Arco-Íris, completa 35 anos de trajetória na quarta-feira com um histórico de superação, 17 unidades no estado, 1,7 mil funcionários e planos de expansão. A marca foi criada pelo casal Armênio Guilherme dos Santos e Antônia Santos para “salvar a vida” de “seu” Armênio, que trabalhava como caldeireiro de uma usina no Cabo de Santo Agostinho e, pelo peso da rotina, estava ficando doente. Antônia então, em 1964, começou e vender produtos de perfumaria na janela da casa, que também ficava na zona rural do Cabo. Em um ano, o negócio passou a faturar mais que um salário mínimo mensal. Depois, o casal abriu um boxe no mercado público do Cabo, em 1969. Até que, em 1981, nasceu o primeiro Arco-Íris no centro da cidade. Hoje, a empresa se prepara para abrir sua 18ª unidade no estado.

“Nosso maior desafio surgiu lá no boxe do mercado do Cabo e é o mesmo até agora: como oferecer um diferencial para nossos clientes? No boxe, fomos os primeiros a entregar a feira de alguns clientes no carrinho de mão. O tempo não mudou isso. Esse é nosso maior valor e estamos constantemente trabalhando para manter isso vivo entre os nossos colaboradores”, afirma Sandra Guilherme, presidente da rede. Filha de Armênio (já falecido) e de Antônia, Sandra é uma dos oitos filhos do casal e toda a geração integra a direção da empresa: Sandra, Eunia, Bruna, Eudes, Eduardo, Edvaldo, Bartolomeu e José. Já da segunda geração, com 22 sobrinhos, apenas três se interessaram pela sucessão na rede. “Esse é o segundo maior desafio: quem vai suceder o negócio? Estamos trabalhando com três sobrinhos e uma consultoria para prepará-los. Essa é uma questão fundamental nas empresas familiares”, completa.

A rede, que tem também um centro de distribuição em Jaboatão dos Guararapes, vai além do varejo, com a Arco-Vita, braço de atacado que tem duas unidades, no shopping Costa Dourada e na Ceasa. “Muitos preferem comprar em quantidade porque, assim, mantém seu consumo de marcas de qualidade por um preço mais baixo”, explica, referindo-se à venda no atacado. Com uma nova loja programada para 2017, Sandra ressalta que o crescimento da marca este ano será pequeno, apenas 5%, mas que os sócios, que incluem os oito irmãos, Guilherme Barros Lima (primo) e Antônio Marcos, estão apostando alto no ano que vem. “Queremos crescer 8% em 2017.”

Como estratégia, um acordo com os fornecedores reduziu o preço de todos os 11 mil produtos do mix ativo da empresa e derrubou em dois pontos percentuais a margem de lucro da rede. “A gente também está usando outras ferramentas para baixar os preços, como a participação na Rede Brasil, grupo de mercados que faz compras em conjunto. Com isso, estamos conseguindo introduzir produtos importados nas lojas como vinhos, azeites, geleias e massas em preços promocionais, o que estimula o consumo desses itens pelas classes C, D e E, nosso público-alvo”, reforça. Outra estratégia da Arco-Mix para fidelizar e atrair novos clientes são os sorteios. Agora, como comemoração dos 35 anos da rede, eles estão trabalhando uma campanha onde a cada R$ 100 em compras, os clientes concorrem a um prêmio de R$ 35 mil. “Queremos retribuir o carinho dos nossos consumidores. Olhando para eles, conseguimos crescer”, finaliza Sandra.