DIARIO ECONôMICO » Não há espaço vago

por Pedro Ivo Bernardes
diarioeconomico@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/07/2025 03:00

A dificuldade de justificar a taxação de 50% do ponto de vista técino tem feito o governo dos Estados Unidos a justificar às sanções ao Brasil argumentando uma suposta “decepção” com o país. O mesmo argumento foi utilizado pelo presidente Donald Trump para ameaçar a Rússia, de Vladimir Putin, com a imposição de tarifas de 100% se a nação não encaminhar um acordo de paz com a Ucrânia. A atitude revela que, nas mãos de Trump, tarifas comerciais viraram armas de persuasão.

A conjuntura do comércio global, no entanto, mudou. E o poderio econômico norte-americano já não é mais o mesmo. Na prática, as ações do governo norte-americano estão incentivando países e grupos econômicos a organizar um novo fluxo comercial, sem os Estados Unidos. É o caso da China, que busca ocupar o espaço que pode ser deixado vago a partir de 1º de agosto nas relações brasileiras. A política externa de Trump pode, inclusive, acelerar o acordo comercial entre União Europeia e o Mercosul, como vêm defendendo países como a Alemanha, Suécia, Portugal, Espanha e Itália.

Antigo maior parceiro comercial do Brasil, os Estados Unidos figuram hoje na terceira posição, atrás da China e da Europa, tanto nas exportações quanto nas importações. A crise diplomática provocada pelas tarifas pode até repercutir na extinção da taxa das blusinhas, como sinal de boa vontade do Brasil com a China, como antecipou o colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.
 
Vagas de cliente oculto em Pernambuco  
A empresa de pesquisa Seu Cliente Oculto está com 125 vagas em Pernambuco, com oportunidades em 25 municípios. Para se candidatar é preciso ter no mínimo 18 anos, possuir câmera com celular (caso seja necessário fotografar ou filmar). O trabalho consiste em avaliar o atendimento, o produto e o espaço de acordo com a experiência pessoal, com uma remuneração que pode chegar a R$ 250 por relatório. As inscrições podem ser feitas no site da empresa.
 
Aria Social na Fenearte
Projeto da Aria Social, a Casa de Maria está presente na Fenearte 2025, no stand 423. A instituição está fazendo o pré-lançamento da Coleção AfroRaízes: Conexões Pernambucanas, assinada pela designer Luly Vianna e fabricada pelas artesãs da Casa de Maria.
 
Terraza Apipucos
A Exatta Engenharia entrega, hoje, às 17h, o Terranza Apipucos. O empreendimento, localizado na Rua de Apipucos, conta com duas torres e unidades de 193 metros quadrados; infraestrutura completa de lazer e valorização do verde.
 
Farmais chega ao estado por Petrolina
A rede Farmais, pioneira no modelo de franquias no setor de farmácias, está mirando as cidades como Salvador (BA), Petrolina (PE), Marechal Deodoro (AL) e Natal (RN) em seu plano de expansão, abrindo 10 lojas em cada município. O modelo adotado pela franquia é focado na conversão de lojas independentes em franqueados, multiplicando o faturamento das empresas, que podem chegar a R$ 360 mil.