Estado é o queridinho do mercado

Publicação: 01/10/2016 03:00

Seja pela localização geográfica ou o potencial de consumo da população, Pernambuco está no centro do crescimento do mercado de farmácias no Nordeste. Reunindo os investimentos de quatro redes entre as dez de maior faturamento no Brasil – Drogasil, Pague Menos, Drogaria São Paulo e Extrafarma – a região deve receber, pelo menos, 300 unidades até dezembro de 2017. Dessas, pelo menos 10% virão para o estado. São 30 novas unidades que, somadas com as 80 já inauguradas este ano, representam um crescimento de 3,5% em quantidade de farmácias no mercado local em 2016. Neste cálculo, o interior do estado também recebe destaque.

Deusmar de Queirós, presidente da Pague Menos, afirma que a rede vai abrir mais seis unidades nos próximos cinco meses em Pernambuco e que o foco são as cidades de Recife, Petrolina e Caruaru. “O Nordeste sempre foi estratégico para nós, que começamos no Ceará, e queremos continuar expandindo. Nosso centro de distribuição (CD), em Jaboatão dos Guararapes, tem capacidade para atender 150 lojas e já está com 130, então planejamos mais 20 lojas no estado no próximo ano”. Ele revela que hoje o estado, com 80 lojas, perde em unidades apenas para a Bahia, que tem 120 unidades. No Nordeste são 600, cerca de 50% do total da rede no país.

Já a Drogasil acaba de inaugurar no estado o seu primeiro centro de distribuição da região, também em Jaboatão. O espaço começa atendendo 82 farmácias de rede no Nordeste, com apenas 40% da sua capacidade. Com espaço para atender 200 lojas, o novo CD indica a expectativa de crescimento do grupo na região. Trabalhar o interior também é perspectiva. “Com o CD conseguimos ter a logística necessária para entrar em cidades mais distantes da capital”, reforça Fernando Varela, vice-presidente de Supply Chain & Tecnologia da Informação da Raia Drogasil. Hoje a rede tem 22 lojas em Pernambuco.

A Drogaria São Paulo não detalha novos investimentos mas “caladinha” já possui 64 lojas na região, sendo 18 em Pernambuco, e confirma que o processo de expansão no Nordeste continua em alta.

A novata no estado é a Extrafarma, que entrou em Pernambuco em 2014 e já tem 10 unidades. A empresa assume estar buscando novos investimentos e garante a abertura de pelo menos mais seis lojas até dezembro.