MATERIAL ESCOLAR » De olho nos preços da lista

Publicação: 21/01/2017 03:00

Com a volta às aulas batendo na porta, a preocupação com a lista de material escolar aumenta, mexendo principalmente no bolso dos consumidores. E é justamente essas compras que podem apertar no orçamento, tendo em vista a variação dos preços entre estabelecimentos comerciais, que, segundo o Procon-PE, pode ser de 56%, dependendo do local. Apesar da diferença, pesquisa do Procon de Pernambuco com 44 itens analisados em comparação ao mesmo período de 2016, mostra que 16 reduziram os seus preços, 13 se mantiveram iguais e 15 registraram aumento. Dentre os materias que sofreram reajustes estão a massa de modelar (41,16%), lápis de cor grande (32,31%) e a caneta esferográfica (28,57%).

Segundo Rafael Ramos, economista da Fecomércio-PE, a principal dica para economizar é se antecipar e pesquisar sempre que possível. “O que a gente pede é que os pais sempre pesquisem e se antecipem nas compras desses materiais, não deixem tudo para última hora, além de não sair da lista.”

Pesquisar e pechinchar é o que Alessandra de Souza, 56, faz quando o assunto é a compra dos materiais dos filhos. “Sempre pesquiso os preços antes das compras e não perco a oportunidade de pedir alguns descontos, principalmente nos atacados.” Feiras de troca de livros e o sebo são opções para quem quer economizar, e os preços podem diminuir consideralvemente nesses lugares, onde é mais em conta comprar. “Meu orçamento diminiu cerca de 50% quando eu comecei a ir ao sebo”, contabiliza Alessandra.

Apesar da diferença, pesquisa do Procon de Pernambuco com 44 itens analisados em comparação ao mesmo periodo do ano passado, mostra que 16 reduziram os seus preços, 13 se mantiveram iguais e 15 registraram aumento. Dentre os materias que sofreram reajustes estão a massa de modelar (41,16%), lápis de cor grande (32,31%) e a caneta esferográfica (28,57%). (Vitor Nascimento)