Onze países ainda têm restrição à carne do Brasil Número é superior ao divulgado pelo ministro da Agricultura, Blairo Maggi, na última quarta-feira

Publicação: 24/03/2017 03:00

Onze países ainda estão impondo restrições à entrada de qualquer tipo de carne do Brasil, informou o Ministério da Agricultura na tarde de ontem. O número é muito superior ao divulgado no dia anterior pelo ministro da pasta, Blairo Maggi. Em depoimento ao Senado, ele informou que apenas China e Hong Kong ainda estavam restringindo a entrada de qualquer carne brasileira.

A informação repassada pelo ministro aos senadores foi que todos os outros países haviam aceitado as explicações do governo brasileiro e restringido apenas a entrada de produtos de 21 frigoríficos que foram interditados ou tiveram suas licenças para exportar suspensas pelo próprio governo do Brasil após o início da Operação Carne Fraca. Essas 21 plantas tinham exportado menos de 1% dos produtos brasileiros em 2016.

Mas, em comunicado, a assessoria de imprensa do ministério da Agricultura divulgou uma lista com 11 países para onde as exportações ainda estão suspensas, nove além de China e Hong Kong. As informações são do grupo interministerial criado para acompanhar a crise e são atualizadas com dados oficiais de países importadores ou de embaixadas do Brasil. Jamaica, Trinidad e São Vicente estão fazendo recall dos produtos brasileiros, além de suspender novas compras. O México, que compra frango do Brasil, aplicou uma suspensão preventiva. Como China, o Qatar está inspecionando no porto toda a carne enviada do Brasil para o país.

Até mesmo o Chile, país que o ministro Maggi chegou a ameaçar com retaliação comercial caso houvesse bloqueio à carne brasileira, está mantendo a suspensão temporária, situação que é classificada pelo governo brasileiro da mesma forma que a de Hong Kong.

De acordo com os dados do ministério, outros 14 países importadores já teriam aceitado as explicações e revisto suspensões e bloqueios, entre eles a União Europeia e os EUA. Os americanos decidiram tomar medidas adicionais de controle das carnes importadas do Brasil.

Para tentar evitar maiores estragos às exportações brasileiras, que caíram para uma média diária equivalente a perto de 0,1% do valor de antes da Operação Carne Fraca, o ministro deu entrevista pela manhã à jornalistas estrangeiros e depois seguiu para Rio Verde (GO) onde visitou um frigorífico com integrantes do governo chinês da área de inspeção sanitária e jornalistas do país.

China
O primeiro-ministro chinês Li Keqiang começou uma visita de quatro dias pela Austrália, onde deve assinar acordos comerciais bilaterais sobre exportação de carne bovina, além de áreas como energia e segurança. Apesar da possibilidade do acordo, a Austrália pode ter margem pequena para aumentar as exportações de carne. (AE e Folhapress)

Restrições
Situação dos países*

Hong Kong

suspensão temporária de produtos cárneos

China
paralisação do desembaraço aduaneiro de produtos cárneos /65 Serviços de Inspeção Federal (SIFs)

Chile
suspensão temporária até esclarecimentos de produtos cárneos

Egito
suspensão temporária até esclarecimentos de produtos cárneos

Argélia
suspensão temporária de produtos cárneos

Jamaica
suspensão temporária com recall de produtos no mercado interno de carne processada

Trinidad e Tobago

suspensão temporária com recall de produtos no mercado interno de carne processada

Panamá
suspensão temporária de carne processada

Catar
paralisação de desembaraço aduaneiro até validação de testes por amostragem de produtos cárneos

México
suspensão preventiva de produtos cárneos (Brasil exporta apenas frango)

Bahamas
suspensão temporária de produtos cárneos

Japão
suspensão temporária de 21 SIFs envolvidos

África do Sul

suspensão temporária de 6 SIFs exportadores

União Europeia
suspensão temporária e intensificação de controles sanitários de 3 SIFs de aves/suíno e 1 SIF bovino

Suíça
suspensão temporária de 4 SIFS (segue UE)

Estados Unidos
aumento para 100% das amostras inspecionadas de produtos cárneos

Vietnã
intensificação de inspeções de produtos cárneos

Arábia Saudita
aumento do número de amostras de produtos cárneos

Coreia do Sul
suspensão retirada em 21/3. Aumento de 1% para 15% das amostras inspecionadas de produtos cárneos

Israel
pedido de informação sobre unidades exportadoras de produtos cárneos

Barbados
pedido de informação sobre exportações provenientes dos SIFs envolvidos de carne processada

*Atualização até quarta-feira (22) à noite
Fonte: Itamaraty