ENTREVISTA - LUCIANO SNEL » 'Produto de primeira necessidade'

presidente da Icatu Seguros

Publicação: 24/03/2017 03:00

 (Júlio Jacobina/DP)
Como o senhor avalia o mercado de seguros no Brasil?
Acredito que a previdência é um produto que teve uma taxa de crescimento muito forte. Já entrou como um produto de primeira necessidade de desejo do brasileiro e o seguro de vida vem a reboque junto com a previdência. Tem a tendência de ser um seguro de vida individual, um produto bastante demandado pelos brasileiros.

Com a discussão acerca da reforma, a previdência privada se torna o foco da Icatu?

O nosso foco é proteger, vacinar os brasileiros para as incertezas do futuro, e para fazer isso é preciso conscientizar da necessidade de se ter produtos de aposentadoria, como previdência, e as coberturas contra invalidez, contra morte, contra doença grave, contra uma incapacidade temporária, um auxílio funeral. É ter coberturas diversas e criar um pacote de proteção financeira para as famílias.

Diante de toda a discussão em torno da reforma da Previdência, o senhor já sente uma procura maior por previdência privada?
Sentimos, sim. Em 2017, já temos uma procura maior, uma taxa de crescimento ainda maior por produtos de previdência. Também notamos que começam a ter segmentos da sociedade, como os servidores públicos, que em sua maioria não tinham como preocupação procurar uma previdência complementar, uma previdência privada, que hoje já nos abordam querendo conhecer um pouco mais e refletir um sobre esse tipo de investimento.

Qual a participação do Nordeste na Icatu? E de Pernambuco?

É uma das regiões com maior crescimento tanto em vida quanto em previdência. Pernambuco também. Temos uma filial no Recife e tem sido um estado com bastante crescimento e onde estamos focando a questão de educação financeira.

Dentro do mercado de seguros, há alguma peculiaridade no produto que o nordestino procura?

Buscamos quais são as especificidades regionais, às vezes não só no produto, mas também na comunicação. Então a gente busca ter abordagens e empacotar o produto de uma forma mais fácil. Temos ampliado as pesquisas com clientes, principalmente agora, tentando focar no seguro de vida porque a previdência, mesmo aqui no estado, já começou a ser mais demandada proativamente pelas pessoas. Nas coberturas em seguro de vida e invalidez é que estamos buscando um entendimento de como ofertar, como empacotar o produto de uma forma que atenda melhor as especificidades locais.

Em 2016, a Icatu registrou um crescimento de 23% no lucro líquido, o que esperar de 2017?
Manter um ritmo de crescimento forte impulsionado não só pelas sementes que plantamos no passado, mas pela própria reforma da Previdência, criando essa conscientização dos brasileiros e na expansão que tivemos em ter mais filiais, mais gente para atender aos consumidores.