Ampliação da Decal aprovada Texto agora segue para sanção da Secretaria Especial de Portos. Previsão é de que o investimento na obra chegue a R$ 282,9 milhões

Rochelli Dantas
rochelli.dantas@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 15/06/2017 03:00

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou o projeto para ampliação do parque de tancagem de granéis líquidos (óleo diesel, gasolina, querosene de aviação, óleo bruto de petróleo, entre outros derivados de petróleo) da empresa italiana Decal. Agora o texto segue para a Secretaria Especial de Portos (SEP), onde será sancionado. O projeto em questão representa um investimento de R$ 282,9 milhões e integra o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo federal.

De acordo com Jorge Lemos, administrador-geral da Decal no Brasil, a ideia é que as obras tenham início em janeiro de 2018, gerando mais de 200 empregos durante a construção. “Iremos iniciar a contratação e a elaboração do projeto executivo e, em paralelo, iremos agilizar todo o processo necessário para obter as licenças de construção e instalação do projeto com os órgãos anuentes”, afirmou. A ideia é que as licenças de construção e instalação do empreendimento sejam agilizadas no segundo semestre deste ano.

A expansão contemplará o erguimento de oito novos tanques de armazenamento dos produtos. O atual terminal da Decal tem 12 tanques e capacidade de armazenar 156 mil metros cúbicos de granéis líquidos. Com a expansão, a empresa passará a ter capacidade de comportar até 391,8 mil metros cúbicos. “Chegamos em Suape em 2001 e iníciamos as operações em 2005. Agora, começamos um novo momento em nossa história, com o aumento de capacidade e de performance, fazendo com que a empresa atinja outro patamar de operação e logística, atendendo aos mais rígidos padrões internacionais”, comentou Lemos.

A Decal atende o mercado local e parte do Norte e Nordeste. O principal cliente da empresa em Suape é a Petrobras. “Existe uma considerável demanda reprimida em relação ao armazenamento de granéis líquidos. Essa autorização não poderia vir em melhor hora”, reforçou Lemos.